segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Plano de Curso: Filosofia /2012

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ-UREI
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA
 
PLANO DE ENSINO

Série: 3º ano    Turma: A     Turno: matutino
Professor (a): Mary Alvarenga    Disciplina: Filosofia
01-Número de aulas previstas: Anual: 40     Bimestral: 10    Semanal: 01
02-Área ou disciplinas envolvidas (para atividades interdisciplinares):  História, Português, Sociologia e  Artes
03-Conteúdo (fatos, conceitos, etc) 


3.1 - 1ºBimestre - Filosofia das ciências


Ciência, tecnologia e valores
– Que caminho devo tomar?
– Senso comum e ciência
– Método Científico
– A comunidade científica
– Ciências e valores
– Benefícios das ciências, para quem?
– A responsabilidade social do cientista
Ciência antiga e medieval
– Filosofia e ciência
– Geometria e medicina
– Platão
– Aristóteles
– Alexandria e a escola helenística
– A ciência na Idade Média
– A decadência da escolástica
A revolução cientifica do século XVII
– Uma nova mentalidade
– Características do pensamento moderno
– Galileu e as duas novas ciências
– A síntese newtoniana
– Novas ciências, novo mundo
3.2 - 2º Bimestre - Filosofia das ciências (continuação)    Ética


O método das ciências da natureza
– O desafio do método
– A investigação cientifica
– O método experimental
– A ciência como construção
– O desenvolvimento das ciências da natureza
– A crise da ciência
– Novas orientações epistemológicas
– A ambigüidade do progresso científico
  • O método das ciências humanas
– Explicar e compreender
– Dificuldades metodológicas das ciências humanas
– O nascimento das humanas
– A psicologia comportamentalista
– A psicologia da forma
– Freud e o inconsciente
– As três instancias do aparelho psíquico
– Retomando a controvérsia 
  •  Ética - Entre o bem e o mal
– Uma história real
– Os valores
– Moral e ética
– Caráter histórico e social da moral
– A liberdade do sujeito moral
– Dever e liberdade
– A bússola e a balança
– Ética aplicada
– Aprender a conviver
3.3 -  3º Bimestre - Ética (continuação)
  •   Ninguém nasce moral
– Aprender a autonomia
– A teoria de Piaget
– A teoria de Kohlberg
– Pressupostos filosóficos
– Pressupostos filosóficos
– Pressupostos filosóficos
– Outras tendências
– A construção da personalidade moral
  •  Podemos ser livres?
– Mito, tragédia e filosofia
– Somos livres ou determinados
– A liberdade incondicional e o livre-arbítrio
– O que é determinismo?
– A fenomenologia: a liberdade situada
– Ética e liberdade
  • Teorias éticas
– As diversidades das teorias
– A reflexão ética grega
– As concepções éticas medievais
– O pensamento moderno
– A moral iluminista
– O utilitarismo ético
– As ilusões da consciência
– A filosofia da existência
– A ética contemporânea: o desafio da linguagem
3.44º Bimestre - Estética 
  •  Estética: introdução conceitual
– Conceito e histórico do termo estético
– O belo e o feio: a questão do gosto
– Atitudes
– A recepção estética
– A compreensão pelos sentidos
  •  Cultura e arte
– A cultura hip-hop
– Os sentidos da cultura
– As diferenças entre arte e cultura
– Arte e cultura
  • Arte como forma de pensamento
– Retrato de uma infância
– Arte é conhecimento intuitivo do mundo
– Funções da arte
– O conhecimento pela arte
  • A significação na arte
– A especialização da informação estética
– A forma
– O conteúdo
– A educação em arte
– A importância de saber ler uma imagem
  •  Concepções estéticas
– Isto é arte
– A arte grega e o conceito de naturalista
– A estética medieval e a estilização
– O naturalismo renascentista
– Racionalismo e academismo: a estética normativa
– Os empiristas ingleses Kant e a crítica do juízo estético
– O idealismo de Schiller
– A estética romântica
– A modernidade e o formalismo
– O pós – modernismo
– O pensamento estético no Brasil
– Como ficamos?
04-Temas transversais que posso incluir.
Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. 

05-Objetivos (o que espero da turma) Competências e Habilidades 

5.1-Específicos

  Ler textos filosóficos de modo significativo.
  Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.
  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo.
  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais conscientes.
  Compreender o conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade.
  Conhecer a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica
  Distinguir o pensamento filosófico do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano.
  Possibilitar aos alunos um contato direto com um texto filosófico.
  Aproximar os alunos da Filosofia apresentando uma proposta de divisão histórica dos períodos   filosóficos.
  Desenvolver autonomia na busca de informação
  Incentivar as aulas através do uso do laboratório de informática
  Pesquisar um tema utilizando fontes variadas
  Ler, compreender um texto didático e extrair informações a respeito de questões especifica
  Organizar e comunicar idéias por meio de textos escritos.
  Incentivar o aluno a refletir sobre a crise moral atual.
  Perceber as questões que envolvem a Ética no seu cotidiano.
  Refletir a polêmica da estética na visão grega e na atualidade.
  Discutir os conceitos de Ideologia e Cidadania.
  Discutir as relações entre conhecimento e ética
  Demonstrar que o papel da Filosofia é construir um campo de conhecimento, de elaboração de concepções, de análise do pensamento humano.
  Desenvolver com o educando experiências de pensamento que o torne competente para uma leitura critica e criativa da realidade que nos cerca ao longo do tempo.
  Levar o aluno a refletir sobre o mundo de maneira autônoma a partir dos textos filosóficos.
  Compreender e estimular a atitude filosófica.
  Interpretar teorias filosóficas da tradição e contemporanizá-las  

06-  Métodos que vou utilizar (Técnicas aplicadas)

  Aulas expositivas e dialogadas
  Leitura: indicação de algumas leituras para ampliação da abordagem dos temas.
  Pesquisas: para reflexão e debates sobre fatos históricos e correntes de pensamento.
  Vocabulário: significado de conceitos chaves.
  Painéis em equipes: apresentação de painéis a partir das pesquisas vinculadas a avaliação.
  Leitura, interpretação e produção de textos
  Estudo dirigido e exercícios em sala de aula.
  Leitura conjunta e análise de textos
  Atividades de trabalhos em grupo
  Apresentação de trabalhos individuais e coletivos
  Seminários
 
07-Recursos que vou utilizar 

   Data show
   Quadro
   Textos diversos
   TV/DVD
   Vídeos
   Cartazes
   Materiais didáticos
   Letras de música e poemas 


   Revistas
   Computador
   Internet
   Pen drive
   Notebook
   Câmera digital
   Papel A4
 Leitura complementar:  

 Gérard Fourez: Eficácia e limites do domínio científico 
 Umberto Eco: Um método para chegar a uma verdade final 
 Alexandre Koyré: A revolução científica
 Ernst Tugendhat: Por que ética? 
 Lawrence Kohlberg: O dilema do bote salva-vidas
 Maurice Merleau: Ponty: A liberdade 
 Immanuel Kant: O que é esclarecimento?

08- Bibliografia consultada

 ARANHA, Maria Lúcia de Arruda - Filosofando: Introdução à Filosofia / Maria Lúcia de
 Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins .- 4.ed.- São Paulo : Moderna, 2009. 

Revista Mundo Jovem: um jornal de idéias. Porto Alegre – UCBC

Internet
 




























































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