domingo, 11 de fevereiro de 2018

Indagar



Leia o texto e interprete a fim de responder as questões de forma completa
        “Perguntar e buscar é precisamente a raiz de toda a atividade  do homem: o compreender, decidir e fazer humanos supõem a função ontologicamente  prévia, do perguntar, isto é, têm a estrutura de resposta a uma questão (teórica ou prática). O homem torna tudo questionável: o seu perguntar não pode terminar nem se esgotar. Esta constatação experiencial mostra que o perguntar ilimitado constitui a dimensão ontológica fundamental do homem.
        Neste horizonte, sem confins, do perguntar humano há uma questão que se revela como a mais vital e próxima da existência, e como implicitamente presente em todas as outras questões: a pergunta do homem sobre si mesmo, sobre o sentido da sua vida. Em todo o ato de perguntar, pensar, decidir e fazer, o homem vive a experiência de existir e tem a certeza vivencial de ser ele próprio, que implica a questão — ‘quem sou eu?’. Nesta experiência originária, imanente a todo o ato humano, o homem sente-se confrontado com a pergunta acerca de si mesmo: vive a sua existência como recebida e originada, como imposta e não escolhida por ele e, por isso, como implicativa da questão sobre sua origem: de onde venho? Simultaneamente (em todo o ato humano) o homem experimenta-se como ‘projeto’, como liberdade orientada para o futuro desconhecido (ainda não acontecido), e esta experiência implica a pergunta— para onde vou? A questão da origem e a do futuro formam o signo interrogante, que abarca a totalidade da vida.
        O  homem   sábio   deve:   saber   perguntar,   ter   inteligência   e discernimento.   A imaginação é  um  dom  notável,  mas  é  muito mais  notável  aquele  que  sabe  perguntar  bem  e entender o que é colocado. A inteligência deve ser aguçada, deve irradiar luz. Capacidade e grandeza se medem pela virtude e não pela sorte. O sábio estima todos, pois reconhece o que há de bom em cada um e sabe como custa chegar ao verdadeiro conhecimento.
       A atitude indagadora é filosófica e é essencial tanto para aqueles que desejam tornarem-se filósofos quanto para aqueles que desejam apenas refletir sobre alguma situação.

ALFARO, Juan. In AMADO, J. e outros, O prazer de pensar, Lisboa: Setenta, s/d, p. 64-65.
 
                                    Análise e entendimento
 

1.       Qual a importância do perguntar para a constituição do ser humano?

2.      Qual a importância dos questionamentos para a atividade filosófica.

3.      Por que é importante para o ser humano se perguntar sobre o sentido de sua vida?

4.      Quais as implicações da pergunta “para onde vou”?

5.      De acordo com o dicionário o que significa "INDAGAR"?

6.      Faça um acróstico com a palavra "INDAGAR".

7.      Faça uma frase para um colega indagando algo sobre a vida, que você percebe que ele tenha melhor conhecimento.


"De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática."  Karl Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário