Centro de Ensino Urbano Rocha
Professora:
Mary Alvarenga Série 1º
ano
Atividade de História
Vá firme à direção da sua
meta. Porque o pensamento cria… o desejo atrai e a fé realiza!
Boa sorte!!!!
|
1. Na Idade Média, dominava o cenário
religioso. Detentora do poder espiritual,
influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de
comportamento . Igreja católica
2. Teve início na Europa com as invasões
germânicas, período histórico que vai do século V ao XV. Iniciou com a queda
do Império Romano do Ocidente, em 476, e terminou em 1453 com a Tomada de
Constantinopla pelos turcos otomanos. Idade Média
3. Oferecia ao senhor/suserano, fidelidade e trabalho,
em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. Vassalo
4.
Era quem dava
um lote de terra ao vassalo, que em troca deveria prestar fidelidade e ajuda.
Suserano
5. Taxas pagas pela utilização do moinho
e forno do senhor feudal. Banalidade
6. Era detentora de terras e arrecadava
impostos dos camponeses. Nobreza feudal
7. Trabalho de 3 a 4 dias nas terras do
senhor feudal. Corveia
8. Compunham a sociedade feudal, eram
responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação
ao seu senhor. Servos
9.
Era uma
obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de
tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Talha
10. foram expedições de caráter militar e
religioso organizado pela igreja, que
partiram da Europa Ocidental em direção a Terra Santa. Cruzadas
11.
Povos germânicos que não
habitavam o Império Romano e que não
falavam a língua oficial dos romanos: o latim. Bárbaros
|
Espaço dinâmico de trocas, diálogo, ideias entre professores, sugestões de material pedagógico e didático, material para aulas etc.
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Caça-palavras Idade Média
sábado, 27 de agosto de 2016
A constituição do mundo medieval
1.
Que fato estabeleceu o fim da Idade Antiga e o início
da Idade Média ?
·
A queda do Império
Romano do Ocidente
2.
Caracterize a sociedade feudal
-
O modelo de organização
social durante o feudalismo recebeu total defesa da Igreja. Esta defendia a
ideia de que Deus definia a condição em que a pessoa veio ao mundo, cabendo a
esta se manter naquele nível social sem questionar.
-
A posição e o status social de uma pessoa eram determinados
pelo nascimento e pela posse de propriedades, principalmente terras.
-
Havia uma grande
disparidade de renda entre a camada dos mais ricos (senhores feudais e nobres)
e os mais pobres (servos camponeses). Portanto, a sociedade feudal era marcada
por forte desigualdade social.
3.
Qual a principal
característica política do feudalismo?
·
A descentralização do
poder político
4.
Como era dividida
a sociedade feudal?
·
Em
nobreza [reis,
duques, marqueses, condes, viscondes e baroes]
·
Em
clero [papa,
cardeais, bispos, abades, monges e padres]
5.
Quais foram
as contribuições das cruzadas?
·
O desenvolvimento
comercial entre o Oriente e o Ocidente.
6.
Qual foi o papel desempenhado pela Igreja
Católica durante o feudalismo?
·
Conquistar a fé cristã; tarefa que executou de maneira
efetiva e eficaz. Era a maior e a mais
poderosa instituição do período. Sua influência alastrou-se aos poucos entre os
povos romanos e germânicos, transformando-a no principal elo de toda a
população e garantindo certa uniformidade cultural à Europa ocidental.
7. Mencione três
povos bárbaros que invadiram o Império Romano do Ocidente
·
Os anglos, os saxões, os
francos, os lombardos, os
suevos, os burgúndios, os vândalos, e os ostrogodos.
8. Explique qual era a situação econômica e social do
servo e sua importância.
·
Eram
camponeses e não podiam deixar o feudo. Tinham deveres e obrigações como a
corvéia, a talha, banalidade e o dízimo. Tudo que produziam, a
maior parte ia para seus senhores, leigos e religiosos.
9. Quais as principais obrigações dos camponeses
(servos)?
·
Corvéia: trabalhar de graça para o senhor alguns dias
da semana;
·
Talha: entregar parte do que produzia ao Senhor no lote reservado ao seu uso;
·
Banalidade: pagamento em produtos que deviam ao senhor pelo uso do forno, moinho e
prensas;
10. Sabendo das relações feudais, na Idade Média,
estabeleça a diferença entre suseranos e vassalos.
·
Suserano
ou senhor: era aquele que doava o feudo;
11. Sobre as motivações das
Cruzadas, responda às seguintes questões:
a)
Qual
o interesse da Igreja para com o movimento?
·
O fim do domínio mulçumano na Terra Santa.
b)
Quais
os interesses econômicos vinculados às Cruzadas?
·
Comprara e vender produtos
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Centro de Ensino Urbano Rocha Professora: Mary Alvarenga Disciplina: Filosofia A FELICIDADE E AS ESCOLHAS: As diferen...