sábado, 7 de fevereiro de 2015

Arte - Cores Primárias

Escola Municipal Santa Maria
Imperatriz, ____ de janeiro de 2015.
Aluno (a) __________________________________________ nº _______
Professora: Mary Alvarenga  Série: 5º ano Turma B    Turno: vespertino

Atividade de Arte
1.       O que são cores primárias? ______________________________________________________
2.       Quais são as cores primárias? ____________________________________________________
3.       Complete as frases com as palavras:  amarelo, azul e vermelho.
a) O céu é  ______________________
b) O girassol é ____________________
c) O morango é _____________________
4.       Assinale o quadrinho que explica porque o amarelo, o vermelho e o azul recebem o nome de cores primárias. 

a)      (  ) são cores da natureza 
b)      (  ) não sofrem mistura de outras cores 
c)      (  ) não podem ser misturadas


Pinte o palhaço com as cores indicadas

         Colorir a calça de vermelho, o chapéu de amarelo, a camisa de   azul, um sapato de vermelho e o outro de azul, colorir uma luva de amarelo e a outra de vermelho, a gravata de vermelho e as bolinhas de amarelo.



Boa Sorte!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O Movimento das Artes e Ofícios e o Art Nouveau


                 Em 1835 foram criadas escolas oficiais de desenho com o objetivo de aprimorar o design das manufaturas e tornar a arte compatível com a industrialização.  Alguns críticos temiam que o processo de industrialização vulgarizasse ou mesmo destruísse o conteúdo artístico dos objetos industrializados. Tais ideias acabaram por constituir o Movimento das Artes e Ofícios, que exerceu uma grande influência no moderno desenho industrial, estabelecendo a prática de os artistas desenharem objetos para a produção em série pela indústria.
              No final do séc. XIX, surgiu o Art Nouveau, que foi a soma de diversas tendências, reunindo Artes e Ofícios, arte oriental e decorativas e iluminuras medievais.  Envolveu principalmente os objetos ornamentais e a arquitetura. Nas  “artes aplicadas” (objetos de uso cotidiano) foram usadas as linhas sinuosas que recriavam as formas vegetais. A principal conquistado Art Nouveau  foi promover uma verdadeira unidade das artes. Móveis, objetos e o próprio edifício, passaram a ser criados a partir de uma mesma tendência decorativa.
                Principais artistas: Walter Crane, K. Greenaway, C.R. Mackintosh, R. Lalique e L.C. Tiffany.

                 
                                  Atividade de Arte

1.       Qual era o objetivo das escolas oficiais de desenho?
2.       Em que influenciou o Movimento  das Artes e Ofícios e que prática estabeleceu?
3.       Quando surgiu o Art Nouveau?
4.       Qual foi a principal conquista do Art Nouveau?
5.       Desenhe um objeto no estilo Art Nouveau..


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Impressionismo

Impressionismo

            O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
           
Impressionismo Arte

            É uma arte urbana porque descobre a qualidade paisagista da cidade, ao mesmo tempo, regressa à pintura dos campos.

O que os Impressionistas rejeitavam

             Os Impressionistas rejeitavam a composição equilibrada, figuras idealizadas e o claro-escuro do Renascimento. Procuravam  registrar em suas telas as alterações que a luz solar provocava nas cores da natureza e representar sensações imediatas por meio da cor e da luz.

Principal objetivo dos Impressionistas

            O principal objetivo dos impressionistas era apresentar uma impressão registrada pelos artistas num vislumbre breve, ou seja, o uso que eles faziam da luz e da cor em suas obras faziam com que as mesmas parecessem uma fotografia instantânea da natureza.
            Diante desse movimento, o público e a crítica ainda eram fiéis aos princípios acadêmicos da pintura (pinturas renascentistas) e reagiram muito mal ao Impressionismo. O primeiro contato que o público teve com a arte impressionista foi numa exposição realizada em Paris, em abril de 1874.

Surgimento do Movimento Impressionista

           O Impressionismo foi idealizado em reuniões feitas com seus principais pintores no estúdio fotográfico de Nadar, em Paris.

Artistas Impressionistas e suas características

  Édouard Manet (1832-1883)

-        considerado o pai da arte moderna;
-        influenciou um grupo de jovens pintores que mais tarde vieram a ser reconhecidos como impressionistas;
-        abandonou o método acadêmico e por isso considerado o pai da arte moderna.
-        OBRAS: "Almoço na Relva", "Na Praia" entre outras.

  Claude Monet (1840-1926)

-        pintou vários motivos em diversas horas do dia;
-        utilizava tons solares e cores primárias puras;
-        foi artistas comercial e caricaturista.
-        OBRAS: "Mulher com sombrinha virada para a esquerda", "Jardim em Flores" entre outras.

  Pierre-Auguste Renoir (1841-1919

-        gostava de pintar crianças, flores, cafésoçaite, nus femininos;
-        suas pinceladas eram rápidas quando iniciante e mais tarde seu estilo tornou-se a ser clássico;
-        suas pinturas eram alegres e bonitas;
-        gostava do vermelho e detestava o preto, usando o azul em seu lugar.
-        OBRAS: "Le Moulin de la Galete", "O Balanço", "Moças no Piano" entre outras.

  Edgar Degas (1834-1917)

-        para Degas a arte não era um esporte e por isso não gostava de pintar ao ar livre;
-        preferia retratar figuras humanas como, lavadeiras, bailarinas e corridas de cavalo;
-        usava tom pastel-suave para obter vibração;
-        suas composições eram desequilibradas com figuras amontoadas na beira da tela.
-        OBRAS: "A Aula de Dança", "Cavalo de corridas diante das tribunas" entre outras.

Você entendeu o texto?
                Responda:

1.       Por que o Impressionismo é considerado o movimento que marcou uma revolução artística?

2.      A arte impressionista é uma arte urbana ou uma arte campestre? Explique sua resposta.

3.       O que era rejeitado pelos impressionistas numa pintura?

4.      O que os artistas impressionistas procuravam de diferente para criar obras diferenciadas e originais?

5.      Explique o principal objetivo dos impressionistas.

6.      Como foi a reação do público, num primeiro, ao conhecer as obras impressionistas?

7.      Como surgiu o Movimento Impressionista?

8.       Cite uma característica para cada um dos principais artistas impressionistas relacionados abaixo:

                         a)      Édouard Manet
                         b)      Claude Monet
                         c)      Pierre-Auguste Renoir
                         d)     Edgar Degas





segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

INDAGAÇÀO

C.E. Urbano  Rocha
Professora: Mary Alvarenga
Disciplina: Filosofia

Indagação

Leia o texto e interprete a fim de responder as questões de forma completa

        “Perguntar e buscar é precisamente a raiz de toda a atividade  do homem: o compreender, decidir e fazer humanos supõem a função ontologicamente  prévia, do perguntar, isto é, têm a estrutura de resposta a uma questão (teórica ou prática). O homem torna tudo questionável: o seu perguntar não pode terminar nem se esgotar. Esta constatação experiencial mostra que o perguntar ilimitado constitui a dimensão ontológica fundamental do homem.
      Neste horizonte, sem confins, do perguntar humano há uma questão que se revela como a mais vital e próxima da existência, e como implicitamente presente em todas as outras questões: a pergunta do homem sobre si mesmo, sobre o sentido da sua vida.        Em todo o ato de perguntar, pensar, decidir e fazer, o homem vive a experiência de existir e tem a certeza vivencial de ser ele próprio, que implica a questão — ‘quem sou eu?’. Nesta experiência originária, imanente a todo o ato humano, o homem sente-se confrontado com a pergunta acerca de si mesmo: vive a sua existência como recebida e originada, como imposta e não escolhida por ele e, por isso, como implicativa da questão sobre sua origem: de onde venho? Simultaneamente (em todo o ato humano) o homem experimenta-se como ‘projeto’, como liberdade orientada para o futuro desconhecido (ainda não acontecido), e esta experiência implica a pergunta— para onde vou? A questão da origem e a do futuro formam o signo interrogante, que abarca a totalidade da vida.

ALFARO, Juan. In AMADO, J. e outros, O prazer de pensar, Lisboa: Setenta, s/d, p. 64-65.


Você  entendeu o texto?

 Responda:


1.     Qual a importância do perguntar para a constituição do ser humano?

2.   Por que é importante para o ser humano se perguntar sobre o sentido de sua vida?

3.      Quais as implicações da pergunta “para onde vou”?

4.     O que o Homem experimenta como projeto de vida?

5.      De acordo com o dicionário o que significa "INDAGAR"?

6.     De acordo com o texto, faça um acróstico com a palavra "INDAGAR".


7.     Faça uma frase para um colega indagando algo sobre a vida, que você percebe que ele tenha melhor conhecimento.


"De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática."
Karl Marx