domingo, 11 de fevereiro de 2018

Indagar



Leia o texto e interprete a fim de responder as questões de forma completa
        “Perguntar e buscar é precisamente a raiz de toda a atividade  do homem: o compreender, decidir e fazer humanos supõem a função ontologicamente  prévia, do perguntar, isto é, têm a estrutura de resposta a uma questão (teórica ou prática). O homem torna tudo questionável: o seu perguntar não pode terminar nem se esgotar. Esta constatação experiencial mostra que o perguntar ilimitado constitui a dimensão ontológica fundamental do homem.
        Neste horizonte, sem confins, do perguntar humano há uma questão que se revela como a mais vital e próxima da existência, e como implicitamente presente em todas as outras questões: a pergunta do homem sobre si mesmo, sobre o sentido da sua vida. Em todo o ato de perguntar, pensar, decidir e fazer, o homem vive a experiência de existir e tem a certeza vivencial de ser ele próprio, que implica a questão — ‘quem sou eu?’. Nesta experiência originária, imanente a todo o ato humano, o homem sente-se confrontado com a pergunta acerca de si mesmo: vive a sua existência como recebida e originada, como imposta e não escolhida por ele e, por isso, como implicativa da questão sobre sua origem: de onde venho? Simultaneamente (em todo o ato humano) o homem experimenta-se como ‘projeto’, como liberdade orientada para o futuro desconhecido (ainda não acontecido), e esta experiência implica a pergunta— para onde vou? A questão da origem e a do futuro formam o signo interrogante, que abarca a totalidade da vida.
        O  homem   sábio   deve:   saber   perguntar,   ter   inteligência   e discernimento.   A imaginação é  um  dom  notável,  mas  é  muito mais  notável  aquele  que  sabe  perguntar  bem  e entender o que é colocado. A inteligência deve ser aguçada, deve irradiar luz. Capacidade e grandeza se medem pela virtude e não pela sorte. O sábio estima todos, pois reconhece o que há de bom em cada um e sabe como custa chegar ao verdadeiro conhecimento.
       A atitude indagadora é filosófica e é essencial tanto para aqueles que desejam tornarem-se filósofos quanto para aqueles que desejam apenas refletir sobre alguma situação.

ALFARO, Juan. In AMADO, J. e outros, O prazer de pensar, Lisboa: Setenta, s/d, p. 64-65.
 
                                    Análise e entendimento
 

1.       Qual a importância do perguntar para a constituição do ser humano?

2.      Qual a importância dos questionamentos para a atividade filosófica.

3.      Por que é importante para o ser humano se perguntar sobre o sentido de sua vida?

4.      Quais as implicações da pergunta “para onde vou”?

5.      De acordo com o dicionário o que significa "INDAGAR"?

6.      Faça um acróstico com a palavra "INDAGAR".

7.      Faça uma frase para um colega indagando algo sobre a vida, que você percebe que ele tenha melhor conhecimento.


"De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática."  Karl Marx

sábado, 27 de janeiro de 2018

Escolas que são gaiolas

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.
                                                                        Rubem Alves

sábado, 20 de janeiro de 2018

A loja da Educação


Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor no balcão.
Maravilhado lhe perguntei:
- Mestre professor o que vendes?
Ele me respondeu:
-Tudo que necessita para ter uma boa educação.
Custa muito caro?
-Não, tudo é de graça.
Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade e compromisso.
Tomei coragem e pedi:
Por favor, pedir muito amor, respeito, bastante sabedoria, esperança,  enfim.
Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe:
-Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.


Autor Desconhecido


sábado, 9 de setembro de 2017

A constituição do mundo medieval



1.      Que  fato  estabeleceu o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média?   

       A queda do Império Romano do Ocidente

2.    O que foi o feudalismo e quais as suas características?

    Feudalismo era um modo de organização da sociedade no trabalho servil e que foi predominante na Europa durante a Idade Média.

  Principais características: poder politico descentralizado, economia de base agrícola e autossuficiente e fraca atividade comercial.

3.      Como se estabeleciam os laços de suserania e vassalagem?

   Vassalo (aquele que recebe um feudo) comprometia-se a apresentar armado e a cavalo sempre que fosse convocado a comparecer no tribunal presidido pelo suserano; a dar ajuda em dinheiro para armar cavaleiro o filho de seu senhor.

   Suserano (aquele que doava o feudo)   prometia dar proteção militar e assistência jurídica ao seu vassalo.

4.      Qual a diferença entre servo e escravo?

    Os servos possuíam uma dívida com o Senhor Feudal, pelo empréstimo de terras, para se produzir e morar. O servo, pagava ao Senhor Feudal impostos e dava parte da produção. Já o escravo, era uma propriedade do seu senhor, podendo então, castigá-lo, vendê-lo ou alugá-lo.

5.      Quais as principais obrigações do servo para com o senhor feudal?

    Na época do feudalismo, durante a Idade Média, os servos (camponeses) habitavam as terras dos senhores feudais. Em troca, eram obrigados a pagar taxas em forma de trabalho e mercadorias. Quase tudo que produziam acabava indo para as mãos dos senhores feudais. Para os servos, sobrava apenas o pouco para a sobrevivência da família.

6.      Como estava  dividida  as terras do feudo? Defina cada uma delas enfatizando a quem pertencia a propriedade e a produção delas.

Estavam  divididas em três grandes áreas:

 O manso senhoril  -   Eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal.

  O manso servil -  Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo).

 Terras comunais  - Área do feudo de uso coletivo. Eram os bosques, florestas e pastos. Porém, dependendo do feudo existiam regras para sua utilização.

7.      Quais as principais elementos que compunham o feudo?

     Castelo, igreja, aldeia, pastos, moinho de vento.

8.      Como se dividia a sociedade feudal?
  •  Nobreza [reis, duques, marqueses, condes, viscondes e barões];
  • Clero [papa, cardeais, bispos, abades, monges e padres]
  • Camponeses [servos e os livres]Descrição: top afiliado
9.      Quais as principais obrigações dos camponeses (servos)?
  • Corveia: trabalhar de graça para o senhor alguns dias da semana;   
  • Talha: entregar parte do que produzia ao Senhor no lote reservado ao seu uso;     
  • Banalidade: pagamento em produtos que deviam ao senhor pelo uso do forno, moinho e prensas; 
  •   Dízimo: 10% do que produziam à Igreja.Descrição: top afiliado

10.      Explique qual era a situação econômica e social do servo e sua importância.

      Eram camponeses e não podiam deixar o feudo. Tinham deveres e obrigações como a corveia, a talha, banalidade e o dízimo. Tudo que produziam, a maior parte ia para seus senhores, leigos  e religiosos.Descrição: top afiliado

11.  De onde vinha a riqueza da igreja medieval?

     Vinham das doações de terras e dinheiro que recebia dos fies e dos impostos que cobrava dos servos.

12.  Qual foi o papel desempenhado pela Igreja Católica durante o feudalismo?

      Conquistar a fé cristã; tarefa que executou de maneira efetiva e eficaz. Era a maior e a mais poderosa instituição do período. Sua influência alastrou-se aos poucos entre os povos romanos e germânicos, transformando-a no principal elo de toda a população e garantindo certa uniformidade cultural à Europa ocidental.

13.  O que era e como agia a inquisição?

      A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

14.  O que foram as Cruzadas Medievais?

      Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão.

15.  Quais foram os principais motivos das cruzadas?

O desejo de conquistar Jerusalém

16.  Sobre as motivações das Cruzadas, responda às seguintes questões:
  • Qual o interesse da Igreja para com o movimento?
·         O fim do domínio muçulmano na Terra Santa.
  • Quais os interesses econômicos vinculados às Cruzadas?
·         Comprara e vender produtos

17.  Explicar o que é:  
  • Dinastia Carolíngia  -  Período do reinado, durante a Idade Média, em grande parte da Europa.
  • Povos bárbaros  -  era todo aquele que vivia além das fronteiras do Império Romano e, portanto, não possuía a cultura romana.
  • Escambo -   Troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda. 
  • Mosteiro -  é um edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges e freiras, e que é construído fora da malha urbana de uma cidade 
18.  Quem foi Pepino, o Breve? Qual foi a sua importância?
        Era filho mais novo de Carlos Martel e fundador da dinastia carolíngia,  reinou de 751 a 768.   Conhecido como “o Breve", em virtude de sua baixa estatura,

19.  Cite algumas características do Império Carolíngio. 

      Também conhecido como o Império de Carlos Magno, foi o império estabelecido pela dinastia carolíngia, sob o reinado do Imperador Carlos Magno (742 – 814). ... Carlos Magno expandiu o império além dos limites conquistados por seu pai Pepino, o Breve, graças a uma política voltada para o expansionismo.

Observação:

        Bárbaro se refere a uma pessoa tida como não  civilizados
Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos

        Dinastia é uma sequência de governantes considerados como membros da mesma família.