quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Projeto: Arte e culinária afro-brasileira: conhecer para valorizar


1.      DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

§  Local de trabalho: Escola Municipal Santa Maria
  • Tema: Arte e culinária afro-brasileira: conhecer para valorizar
§  Período: setembro, outubro e novembro de 2013.
§  Turma: 7º ano  Turno: vespertino
§  Professores: Mary Alvarenga e  Luciana Lima  
§  Tempo de execução: 3 meses
§  Disciplinas: Arte e História  


2.      JUSTIFICATIVA

            Sabe-se que a cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversas expressões como, por exemplo: arte,   música,  dança,  religião e  culinária. Inicialmente, todas as manifestações culturais afro-brasileiras eram proibidas, desprezadas, desestimuladas e perseguidas. Entretanto, a partir de meados do século XX, as expressões culturais afro-brasileiras começaram a ser gradualmente aceitas, admiradas e celebradas pelas elites brasileiras como expressões artísticas verdadeiramente nacionais.
            Assim sendo criou-se esse projeto cuja finalidade é despertar o interesse dos alunos pela  arte e  culinária afro-brasileira, bem como estudar  a Lei federal 10. 639/03 que determina que seja ensinada nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-brasileira e, sobretudo  reconhecer a importância dos povos africanos na história do Brasil.    Com isso levar o educando a reconhecer, respeitar e valorizar as contribuições do negro na formação da cultura brasileira.

3.      OBJETIVOS   

Geral

§  Reconhecer, respeitar  e valorizar a cultura africana, bem como desenvolver  a criatividade artística do aluno ampliando seu conhecimento cultural.

Específicos

  • Orientar os alunos da importância do conhecimento da  a Lei 10.639/03;
  • Ampliar os conhecimentos a respeito da arte e culinária brasileira tomando como referencial as contribuições dos negros ao longo da nossa história;
§  Coletar várias receitas afro-brasileiras e compor um pequeno livro;

§  Estimular a pesquisa e a reflexão a respeito da origem da culinária brasileira;

§  Reconhecer a arte e a  culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia-a-dia do povo brasileiro;

§   Incentivar a criação artística através da arte afro-brasileira;

§  Respeitar e valorizar as manifestações da cultura africana em nosso espaço cotidiano;

§  Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira;
§  Conhecer de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira;

§  Conhecer pratos típicos da culinária africana.

4.      METODOLOGIA

              O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Santa Maria, com os alunos do 7º ano, que entre outras atividades, serão realizadas:

§  Aulas expositivas;

§  Leitura e interpretação de textos;

§  Montagem de  um painel com figuras que ilustrem a arte e a culinária afro brasileira; procurando dar destaque  aquelas que são mais presentes em nosso meio;

§  Montagem de um mercado com produtos que foram trazidos da África para o Brasil;

§ Escrever receitas e organizar livrinhos culinários afros;

§  Apresentação de uma dança afro;

§ Pesquisas navegando livremente em sites sobre a cultura afro-brasileira;

§ Elaboração de cartazes ilustrativos;

§ Elaboração de slides com textos e imagens;

§ Apresentação de pratos típicos;

§  Confeccionar máscaras;

§  Exposição de artes visuais africanas.

5.      RECURSOS DIDÁTICOS:

Materiais

§  Livro didático,  banner,  receitas culinárias, papel chamex,  papel 40, cola quente, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, TNT, emborrachado , máquina digital, data show, Micro System, pen drive, xerox, computador, internet, , impressora, gravuras...

§  Humanos

§  Corpo docente

§  Corpo discente

§  Corpo administrativo

6.      FECHAMENTO  

Exposição das atividades produzidas pelos alunos

7.      AVALIAÇÃO

           Será feita através da observação, da participação, na elaboração e execução das atividades propostas. Levando em consideração o interesse, participação, criatividade, organização, legibilidade, leitura, escrita, interpretação e o relacionamento com todos.

8.     CRONOGRAMA



ATIVIDADES
     SETEMBRO
     OUTUBRO
  NOVEMBRO
Tema
x
Levantamento bibliográfico
x
Digitação e correção
x
Execução do projeto
x
x
x
Culminância
x


BIBLIOGRAFIA

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. MEC, Brasília - 2005.

BENJAMIN, Roberto Emerson Câmara.

Á África está em nós: história e cultura afro-brasileira / Roberto Benjamin. – João Pessoa , PB. Editora Grafset, 2004. 168p.; 210x280 mm

ALVARENGA, Mary. A influência africana na culinária brasileira. Slideshare. Disponível em: <http://www.slideshare.net/Alvarenga-48/culinria-afrobrasileira-14346412> Acesso em 28 de outubro de 2013.

ALVARENGA, Mary. A influência do negro na cultura brasileira. Portal do professor Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ fichaTecnicaAula.html?aula=35034> Acesso em 29 de outubro de 2013.


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