Centro de Ensino Urbano Rocha
Professora: Mary Alvarenga
Disciplina: Filosofia
Atividade de Filosofia
1.
Marque
a resposta certa:
- O que significa o pensamento reflexivo?
a)
O
pensamento reflexivo é o mesmo que não se enxergar diante de si mesmo
para aperfeiçoar
e resolver determinado problema.
b)
O
pensamento reflexivo é quando o pensamento quer voltar mas não consegue
no sentido de aperfeiçoar
e resolver determinado problema.
c)
O pensamento reflexivo significa o movimento que o mesmo realiza
sobre si
mesmo
para aperfeiçoar e resolver determinado problema.
d)
O
pensamento reflexivo é algum tipo de pensamento que não é pensamento
mesmo que olhe
para si mesmo no espelho.
2. O
que são preconceitos e por que eles são considerados pontos de partida para um conhecimento filosófico mais
elaborado?
Os preconceitos são pré-noções que temos sobre as coisas. São considerados pontos de partida na medida em que é a partir deles que elaboramos as primeiras noções filosóficas questionando e investigando tais noções.
Os preconceitos são pré-noções que temos sobre as coisas. São considerados pontos de partida na medida em que é a partir deles que elaboramos as primeiras noções filosóficas questionando e investigando tais noções.
3.
Leia
atentamente o texto a abaixo e responda as questões que seguem:
“Teimar e
contestar obstinadamente são defeitos peculiares às almas vulgares, ao
passo que voltar
atrás, corrigir-se abandonar sua opinião errada no ardor da
discussão, são
qualidades raras, das almas fortes e dos espíritos filosóficos.(...)”
Michel
de Montaigne filósofo Francês do séc. XVI
(Ensaios,
Livro I Cap.XXVI, p.81-7)
a)
A
partir do texto acima explique o que quis dizer Michel de Montaigne.
b)
Relacione
o que disse Montaigne no texto acima com o que você aprendeu sobre
a postura do verdadeiro
“espírito filosófica”.
4.
Em
sua opinião o que significa ser livre?
5.
Segundo
Aristóteles, satisfazer todos os nossos desejos de forma exagerada pode nos
transformar em:
a) escravos dos nossos vícios;
b) pessoas
livres;
c) pessoas mais
felizes;
d) responsáveis,
porque assumimos todas as consequências da nossa vida.
6.
Quais
são os possíveis significados para a palavra filosofia?
a)
Saber
amar e querer viver;
b)
Amor ao saber e amizade pela sabedoria;
c)
Raciocínio
lógico e amor ao saber;
d)
Amor
ao saber e raciocínio lógico.
7.
Sabemos
que somos livres para pensar no que quisermos, quando e onde quisermos. Sabemos
também que somos livres para expressar esses pensamentos. Para que aquilo que
pensamos e aquilo que transmitimos através do diálogo, seja algo coerente e
compreensível, existe uma relação entre pensamento e diálogo. De que forma essa
relação acontece?
a)
Os
diálogos expressam os conteúdos que, através do pensamento, apreendemos e relacionamos
de diferentes formas.
b)
Os diálogos transmitem aquilo que imaginamos
sobre o mundo e as coisas através dos pensamentos.
c)
Os
pensamentos formulam (elaboram) aquilo que expressamos através de diálogos.
d)
É
através dos diálogos que articulamos os pensamentos com a intenção de
fundamentá-los, justificá-los, tornando-os mais coesos e significativos.
e)
Todas as alternativas acima
estão corretas.
Parabéns professora Mary! Seu blog auxilia muitos alunos e professores.
ResponderExcluirParabéns professora Mary! Seu blog auxilia muitos alunos e professores.
ResponderExcluir