terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Filosofia - A Liberdade

Centro de Ensino Urbano Rocha
Professora: Mary Alvarenga
Disciplina:  Filosofia  - A Liberdade          


O Passarinho Engaiolado

           Dentro de uma linda gaiola vivia um passarinho. De sua vida o mínimo que se poderia dizer era que era segura e tranquila, como seguras e tranquilas são as vidas das pessoas bem casadas e dos funcionários públicos.
          Era monótona, é verdade. Mas a monotonia é o preço que se paga pela segurança. Não há muito o que fazer dentro dos limites de uma gaiola, seja ela feita com arames de ferro ou de deveres. Os sonhos aparecem, mas logo morrem, por não haver espaços para baterem suas asas. Só fica um grande buraco na alma, que cada um enche como pode. Assim, restava ao passarinho ficar pulando de um poleiro para outro, comer, beber, dormir e cantar. O seu canto era o aluguel que pagava ao seu dono pelo gozo da segurança da gaiola.
           Bem se lembrava do dia em que, enganado pelo alpiste, entrou no alçapão. Alçapões são assim; tem sempre uma coisa apetitosa dentro. Do alçapão para a gaiola, o caminho foi curto, através da Ponte dos Suspiros.
           Há aquele famoso poema do Guerra Junqueiro, sobre o melro, o pássaro das risadas de cristal. O velho cura, rancoroso, encontrara seu ninho e prendera seus filhotes na gaiola. A mãe, desesperada com o destino dos filhos, e incapaz de abrir a portinha de ferro, traz no bico um galho de veneno. Meus filhos, a existência é boa só quando é livre.
          A liberdade é a lei. Prende-se a asa, mas a alma voa... Ó filhos, voemos pelo azul...! Comei...! É certo que a mãe do passarinho nunca lera o poeta, pois o que ela disse ao filho, foi: Finalmente minhas orações foram respondidas. Você está seguro, pelo resto de sua vida. Nada há a temer. Não é preciso se preocupar.  Acostuma-se. Cante bonito. Agora posso morrer em paz.
          Do seu pequeno espaço ele olhava os outros passarinhos. Os bem-te-vis, atrás dos bichinhos; os sanhaços, entrando mamões adentro; os beija-flores com seu mágico bater de asas; os urubus nos seus vôos tranquilos da fundura do céu; as rolinhas arrulhando, fazendo amor. As pombas voando como flechas. Ah! Os prudentes conselhos maternos não o tranquilizavam. Ele queria ser como os outros pássaros, livres...Ah! se aquela maldita porta se abrisse.
         Pois não é que, para surpresa sua, um dia o seu dono a esqueceu aberta? Ele poderia agora realizar todos os seus sonhos. Estava livre, livre, livre!
          Saiu. Voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo. Puxa! Como era alto. Sentiu um pouco de tontura. Estava acostumado com o chão da gaiola, bem pertinho. Teve medo de cair. Agachou-se no galho, para ter mais firmeza. Viu uma outra árvore mais adiante. Teve vontade de ir até lá.
          Perguntou-se se suas asas aguentariam. Elas não estavam acostumadas. O melhor seria não abusar, logo no primeiro dia. Agarrou-se mais firmemente ainda. Neste momento um insetinho passou  voando bem na frente do seu bico. Chegara a hora. Esticou o pescoço o mais que pôde, mas o insetinho não era bobo. Sumiu mostrando a língua.
           __ Ei, você __ era uma passarinha. __ Vamos voar juntos até o quintal do vizinho. Há uma linda pimenteira, carregadinha de pimentas vermelhas. Deliciosas. Apenas é preciso prestar atenção no gato, que anda por lá... Só o nome gato lhe deu arrepio. Disse para a passarinha que não gostava de  pimentas. A passarinha procurou outro companheiro. Ele preferiu ficar com fome. Chegou o fim da tarde e, com ele a tristeza do crepúsculo. A noite se aproximava. Onde iria dormir? Lembrou-se do prego amigo, na parede da cozinha, onde sua gaiola ficava dependurada. Teve saudades dele. Teria de dormir num galho de árvore, sem proteção. Gatos sobem em árvores? Eles enxergam no escuro? E era preciso não esquecer os gambás. E tinha de pensar nos meninos com seus estilingues, no dia seguinte.
          Tremeu de medo. Nunca imaginaria que a liberdade fosse tão complicada. Somente podem gozar a liberdade aqueles que têm coragem. Ele não tinha. Teve saudade da gaiola. Voltou. Felizmente a porta ainda estava aberta.
           Neste momento chegou o dono. Vendo a porta aberta, disse:
           __ Passarinho bobo. Não viu que a porta estava aberta. Deve estar meio cego. Pois passarinho de verdade não fica em gaiola. Gosta mesmo é de voar.
   Rubem Alves

Responda:

1.       O que seria, segundo as suas ideias a liberdade?
2.       Em sua opinião qual a noção de liberdade que a maioria dos seres humanos  costumam a adotar?
3.       O que seria a construção de uma gaiola em torno de nossas vidas?
4.       A liberdade é para poucos?
5.       Existe relação entre liberdade, responsabilidade e coragem?
6.       Existem limites para a liberdade? Exemplifique.

  1.  Qual a diferença entre ser escravo do desejo e lutar pelo que se quer?


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Plano de Curso de Arte - 9º ano

Escola Municipal Santa Maria
Disciplina:  Arte     CH: 40      Ano letivo: 2014
Curso: Ensino Fundamental       Série: 9º ano   Turno: vespertino
 Professores:   Mary Alvarenga    

Plano de Curso 

v Objetivo Geral

         Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.

 Competências  Gerais

-   Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte do trabalho e da produção dos artistas.

-        Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.

-        Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal  ou
coletiva,  articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

-        Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte
(artes visuais, dança, música, teatro), de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.

-      Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.

-        Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte,  fontes de comunicação e informação.

Habilidades Gerais

-       Ler e interpretar um  textos
-       Compreender o conceito de Arte e a sua importância na História.

- Debater uma situação hipotética, produzindo uma argumentação lógica e respeitando as opiniões divergentes.

-    Observar, reconhecer e analisar elementos da linguagem visual.

-    Apreciar criticamente obras de arte de diferentes culturas e perceber elementos comuns e específicos.

-        Desenvolver autonomia na busca de informações.

-        Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento  fundamental da estrutura da sociedade

Habilidades Específicas

-     Identificar e comparar temas e formas de representação das primeiras produções artísticas do ser humano.
-        Desenvolver produção artística própria das informações do texto sobre temas de representação.
-        Sensibilizar-se para a importância da preservação do patrimônio cultural de um povo, considerando, ao mesmo tempo, as dificuldades e os obstáculos.
-        Conhecer a chamada "arte rupestre" e desmistificar alguns conceitos sobre ela.
-        Analisar a evolução das artes visuais.
-        Entender o fundamento ideológico da arte egípcia.
-        Identificar as características da arte  egípcia
-        Analisar as características gerais da pintura, escultura e arquitetura egípcia.
-        Entender o que era arte para os gregos.
-        Reconhecer os aspectos gerais da  arte da Grécia.
-        Situar cronologicamente o estilo gótico.
-      Relacionar a expansão do gótico com o dinamismo econômico e cultural dos centros urbanos nos sécs. XII a XV.
-    Identificar as novas soluções arquitetônicas e os seus reflexos sobre o conjunto das formas dos edifícios góticos.
-        Localizar algumas catedrais góticas na Europa
-        Destacar algumas construções góticas em Portugal.
-        Desenvolver a sensibilidade estética, através da apreciação de criações artística.
-   Reconhecer a arte desenvolvida pelos povos que habitavam a América antes da chegada dos espanhóis.
-      Identificar as diferenças do barroco europeu para o barroco brasileiro, tendo como ícone maior o escultor Aleijadinho.
-  Apresentar as principais características da arte barroca, em suas múltiplas representações (na literatura, artes, música e arquitetura).
-        Conhecer a origem e as diferenças regionais desse movimento artístico.
-        Identificar as características do Barroco brasileiro.
-        Compreender  as datas comemorativas  e cívicas como cultura de um país.
-        Apresentar  hinos cívicos, ressaltando a sua importância na formação da cidadania.
-        Conhecer aspectos e elementos das artes.
-        Valorizar as manifestações artísticas dos indígenas brasileiros.
-        Identificar alguns aspectos artísticos da cultura africana.
-        Identificar os elementos caracterizadores das Artes Visuais.
-         Desenvolver a sensibilidade artística.
-        Criar trabalhos de arte e compreender como sendo manifestações culturais e artísticas.

Conteúdos Programáticos







I
 PERÍODO







·         A arte na pré-história

     As primeiras expressões
     O ser humano  retrata a si mesmo
     A arte da escultura e da cerâmica
     A arte na pré-história brasileira

·          A arte no Egito

     A arquitetura
     A pintura
     A escultura

·         Datas comemorativas do bimestre









II PERÍODO









·         A arte na Grécia
     A escultura
     A arquitetura
     A pintura em cerâmica
     A escultura no período helenístico

·         Arte gótica

     A arquitetura e a escultura
     A arquitetura gótica e os vitrais
     Os manuscritos ilustrados
     A pintura

·         Arte indígena

·         Datas comemorativas do bimestre







III
PERÍODO


·         A  Arte   pré-colombiana e a arte pré-cabralina

     A arte dos antigos povos mexicanos
     A arte dos antigos povos peruanos
     A arte indígena anterior a Cabral
     A arte indígena mais recente

·         Música: 

-        Hinos pátrios: Hino Nacional Brasileiro, Hino à Bandeira Nacional, Hino da Independência e Hino da Proclamação da República.

·         Datas comemorativas do bimestre




IV
PERÍODO

·         Barroco no Brasil

     Um só Brasil  “vários Barrocos”
     O Barroco Mineiro: tem inicio uma arquitetura brasileira

·         Arte Africana

Datas comemorativas do bimestre


v Metodologia:

     Aulas expositivas e dialogadas.
      Leitura: indicação de algumas leituras para ampliação da abordagem dos temas.
     Pesquisas: para reflexão e debates sobre fatos históricos e correntes de pensamento.
     Vocabulário: significado de conceitos chaves.
     Painéis em equipes: apresentação de painéis a partir das pesquisas vinculadas a avaliação.
     Leitura, interpretação e produção de textos.
     Estudo dirigido e exercícios em sala de aula.
     Projeção de imagens para apreciação crítica.
     Leitura de imagens.
     Elaboração e realização de desenhos livres  ou de acordo com o tema proposto.
     Observação e comparação de imagens e rabiscos etc.
     Reflexões orais e escritas.
     Atividades de trabalhos em grupo.
     Apresentação de trabalhos individuais e coletivos.
     Seminários, debates  e estudo de textos da apostila de arte.

v Recursos:

Apostila de arte,   Internet, computador, impressora, data show, máquina digital,  papel sulfite, lápis, borracha, cartolina,  revistas, textos xerocopiados, caderno de desenho, régua, lápis de cor, pinceis  cartazes, quadro, gravuras, tinta guache  ...

v Projetos a serem desenvolvidos:


ü  Plantão Pedagógico
ü  Momento Cívico
ü  Datas  Comemorativas
ü  Seminário Família Escola

ü  Escola de Pais
ü  Projeto de Limpeza
ü  Feira de Ciências
ü  Projeto Sarau
ü  Educação para o Trânsito
v Valores: 

1º bimestre -  Compromisso e respeito
2º bimestre -  Amor e cooperação
3º bimestre -  Igualdade (cultura)
4º bimestre -  Solidariedade e  gratidão

v Avaliação:

             A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, assiduidade, organização das atividades, testes, presença e participação em aula.

v Bibliografia:

PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/Graça Proença. São Paulo: Ática, 2007.PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/Graça Proença. São Paulo: Ática, 2007.

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes- Brasília MEC/SEF, 1997


                                                                                                           
Tudo posso  naquele que me fortalece.
Filipenses 4:13