Escola Municipal Santa Maria
Disciplina:
Arte CH: 40 Ano letivo: 2014
Curso: Ensino Fundamental Série:
9º ano Turno: vespertino
Professores: Mary Alvarenga
Plano de Curso
v Objetivo
Geral
Compreender e saber identificar a arte
como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo,
respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as
demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência
de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Competências Gerais
- Identificar,
relacionar e compreender diferentes funções da arte do trabalho e da produção
dos artistas.
-
Experimentar
e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.
-
Compreender
e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal ou
coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a
emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir
produções artísticas.
-
Experimentar
e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte
(artes visuais, dança, música,
teatro), de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e
interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.
- Construir
uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético,
respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar
críticas.
-
Pesquisar
e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de
arte, fontes de comunicação e
informação.
Habilidades
Gerais
- Ler e
interpretar um textos
- Compreender
o conceito de Arte e a sua importância na História.
- Debater
uma situação hipotética, produzindo uma argumentação lógica e respeitando as
opiniões divergentes.
- Observar,
reconhecer e analisar elementos da linguagem visual.
- Apreciar
criticamente obras de arte de diferentes culturas e perceber elementos comuns e
específicos.
-
Desenvolver
autonomia na busca de informações.
-
Apreciar
a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade
Habilidades
Específicas
- Identificar
e comparar temas e formas de representação das primeiras produções artísticas
do ser humano.
-
Desenvolver
produção artística própria das informações do texto sobre temas de
representação.
-
Sensibilizar-se
para a importância da preservação do patrimônio cultural de um povo,
considerando, ao mesmo tempo, as dificuldades e os obstáculos.
-
Conhecer
a chamada "arte rupestre" e desmistificar alguns conceitos sobre ela.
-
Analisar
a evolução das artes visuais.
-
Entender
o fundamento ideológico da arte egípcia.
-
Identificar
as características da arte egípcia
-
Analisar
as características gerais da pintura, escultura e arquitetura egípcia.
-
Entender
o que era arte para os gregos.
-
Reconhecer
os aspectos gerais da arte da Grécia.
-
Situar
cronologicamente o estilo gótico.
- Relacionar
a expansão do gótico com o dinamismo econômico e cultural dos centros urbanos
nos sécs. XII a XV.
- Identificar
as novas soluções arquitetônicas e os seus reflexos sobre o conjunto das formas
dos edifícios góticos.
-
Localizar
algumas catedrais góticas na Europa
-
Destacar
algumas construções góticas em Portugal.
-
Desenvolver
a sensibilidade estética, através da apreciação de criações artística.
- Reconhecer
a arte desenvolvida pelos povos que habitavam a América antes da chegada dos
espanhóis.
- Identificar
as diferenças do barroco europeu para o barroco brasileiro, tendo como ícone
maior o escultor Aleijadinho.
- Apresentar
as principais características da arte barroca, em suas múltiplas representações
(na literatura, artes, música e arquitetura).
-
Conhecer
a origem e as diferenças regionais desse movimento artístico.
-
Identificar
as características do Barroco brasileiro.
-
Compreender as datas comemorativas e cívicas como cultura de um país.
-
Apresentar hinos cívicos, ressaltando a sua importância
na formação da cidadania.
-
Conhecer
aspectos e elementos das artes.
-
Valorizar
as manifestações artísticas dos indígenas brasileiros.
-
Identificar
alguns aspectos artísticos da cultura africana.
-
Identificar
os elementos caracterizadores das Artes Visuais.
-
Desenvolver a sensibilidade artística.
-
Criar
trabalhos de arte e compreender como sendo manifestações culturais e
artísticas.
Conteúdos
Programáticos
I |
·
A arte na pré-história
– As primeiras expressões
– O ser humano
retrata a si mesmo
– A arte da escultura e da cerâmica
– A arte na pré-história brasileira
·
A arte no Egito
– A arquitetura
– A pintura
– A escultura
·
Datas comemorativas do bimestre
|
II PERÍODO |
·
A arte na Grécia
–
A escultura
–
A arquitetura
–
A pintura em cerâmica
–
A escultura no período helenístico
·
Arte gótica
–
A arquitetura e a
escultura
–
A arquitetura gótica e
os vitrais
–
Os manuscritos
ilustrados
–
A pintura
·
Arte indígena
·
Datas comemorativas do bimestre
|
III PERÍODO |
·
A
Arte pré-colombiana e a arte
pré-cabralina
–
A arte dos antigos povos mexicanos
–
A arte dos antigos povos peruanos
–
A arte indígena anterior a Cabral
–
A arte indígena mais recente
·
Música:
-
Hinos pátrios:
Hino Nacional Brasileiro, Hino à Bandeira Nacional, Hino da Independência e
Hino da Proclamação da República.
·
Datas comemorativas do bimestre
|
IV PERÍODO |
·
Barroco no Brasil
–
Um só Brasil
“vários Barrocos”
–
O Barroco Mineiro: tem inicio uma arquitetura brasileira
·
Arte Africana
Datas comemorativas do bimestre
|
v Metodologia:
–
Aulas
expositivas e dialogadas.
–
Leitura: indicação de algumas leituras para
ampliação da abordagem dos temas.
–
Pesquisas:
para reflexão e debates sobre fatos históricos e correntes de pensamento.
–
Vocabulário: significado de
conceitos chaves.
–
Painéis em
equipes:
apresentação de painéis a partir das pesquisas vinculadas a avaliação.
–
Leitura,
interpretação e produção de textos.
– Estudo dirigido
e exercícios em sala de aula.
– Projeção de imagens
para apreciação crítica.
– Leitura de
imagens.
– Elaboração e
realização de desenhos livres ou de
acordo com o tema proposto.
– Observação e
comparação de imagens e rabiscos etc.
–
Reflexões
orais e escritas.
–
Atividades
de trabalhos em grupo.
–
Apresentação
de trabalhos individuais e coletivos.
–
Seminários,
debates e estudo de textos da apostila
de arte.
v Recursos:
Apostila de arte,
Internet, computador, impressora, data show, máquina digital, papel sulfite, lápis, borracha, cartolina,
revistas, textos xerocopiados, caderno de desenho, régua, lápis de cor,
pinceis cartazes, quadro, gravuras,
tinta guache ...
v Projetos a serem desenvolvidos:
ü Plantão Pedagógico
ü Momento Cívico
ü Datas Comemorativas
ü Seminário Família Escola
|
ü Escola de Pais
ü Projeto de Limpeza
ü Feira de Ciências
ü Projeto Sarau
ü Educação para o Trânsito
|
v Valores:
1º
bimestre - Compromisso e respeito
2º
bimestre - Amor e cooperação
3º
bimestre - Igualdade (cultura)
4º
bimestre - Solidariedade e gratidão
v Avaliação:
A avaliação será contínua e levará
em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como:
atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, assiduidade,
organização das atividades, testes, presença e participação em aula.
v Bibliografia:
PROENÇA,
Graça. Descobrindo a história da arte: livro do professor/Graça Proença. São
Paulo: Ática, 2007.PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte: livro do
professor/Graça Proença. São Paulo: Ática, 2007.
BRASIL,
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes-
Brasília MEC/SEF, 1997
Tudo
posso naquele que me fortalece.
Filipenses
4:13
Nenhum comentário:
Postar um comentário