Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos. Rubem Alves

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conteúdos Programáticos de Filosofia - Ensino Médio

Unidade 1 – Descobrindo a filosofia

Capítulo 1 - A experiência filosófica

– Como é o pensar filosófico?
– A filosofia de vida
– Para que serve a filosofia?
– Informação, conhecimento e sabedoria
– É possível definir filosofia?
– Um filósofo
– Para não concluir

Leitura complementar – Contardo Calligaris: a turba do “pega e lincha”

Capítulo 2 – A consciência mítica

– Dois relatos míticos
– O que é mito?
– Os rituais
– Teorias sobre o mito
– O mito nas civilizações antigas
– O mito hoje
– Para finalizar

Leitura complementar – A tortura, a memória, Theodor W. Adorno: Os trotes de calouro

Capítulo 3 – O nascimento da filosofia

– Situando no tempo
– Uma nova ordem humana
– Os primeiros filósofos
– Mito e filosofia: continuidade e ruptura

Leitura complementar- Friedrich Nietzsche: tales, o primeiro filósofo

Unidade 2 – Antropologia filosófica

Capítulo 4 – Natureza e cultura

– Para começar
– O comportamento animal
– O agir humano: a cultura
– Uma nova sociedade
– A cultura como construção humana

Leitura complementar- Montaigne: Dos canibais

Capítulo 5 – linguagem e pensamento

– A linguagem do desenho
– O que é uma linguagem?
– A linguagem verbal
– Funções da linguagem
– Linguagem, pensamento e cultura

Leitura complementar- Luis Fernando Veríssimo: Papo-furado

Capítulo 6 – Trabalho, alienação e consumo

– Trabalho como tortura
– A humanização pelo trabalho
– Ócio e negócio
– Uma nova concepção do trabalho
– O trabalho como mercadoria: a alienação
– A era do olhar: a disciplina
– De olho no cronômetro
– Novos tempos na fábrica
– Da fábrica para o escritório
– Consumo ou consumismo?
– Crítica a sociedade administrada
– Uma civilização do lazer
– A sociedade pós-moderna: o hiperconsumo
– Para onde vamos

Capítulo 7– Em busca da felicidade

– O que significa ser feliz?
– A experiência de ser
– Os tipos de amor
– Platão: Eros e a filosofia
– O corpo sob o olhar da ciência
– A inovação de Espinosa
– As teorias contemporâneas
– Individualismo e narcisismo
– Felicidade e autonomia

Leitura complementar- Gilles Lipovetsky: O ecletismo da felicidade

Capítulo 8 – Aprender a morrer

– A morte como enigma
– Os filósofos e a morte
– O tabu da morte
– Aqueles que morrem mais cedo
– É legitimo deixar ou fazer morrer?
– A negação da morte
– As mortes simbólicas
– O sofrimento da natureza
– Pensar na morte: refletir sobre a vida

Unidade 3 – O conhecimento

Capítulo 9 – O que podemos conhecer?

– O ato de conhecer
– Os modos de conhecer
– A verdade
– Podemos alcançar a certeza?
– Teorias sobre a verdade
– A verdade como horizonte

Leitura complementar- Fernando Savater: As verdades da razão

Capítulo 10 - Ideologias

– Conceito geral de Ideologia
– Ideologia: sentido restrito
– Conceito marxista de ideologia
– A ideologia em ação
– O discurso não ideológico
– Outras concepções marxistas de ideologia
– Questionamento e conscientização

Leitura complementar- Destutt de Tracy : Dois sistemas de instrução

Capítulo 11 – Lógica aristotélica

– O que é lógica?
– Termo e preposição
– Princípios da lógica
– Quadrado de preposição
– Argumentação
– Tipos de argumentação
– Falácias
– A lógica pós- aristotélica

Leitura complementar- Wesley Salmon: Descoberta da justificação

Capítulo 12 – Lógica simbólica

– Uma linguagem artificial
– Lógica proposicional
– Tabelas de verdade
– Sinais de pontuação
– Formas de enunciado
– Consciência dos enunciados
– A lógica de predicados
– Lógicas complementares e alternativas
– A importância da lógica simbólica

Capítulo 13 – A busca da verdade

– O que veremos no capítulo
– A filosofia pré-socrática
– Os sofistas: a arte de argumentar
– Sócrates e o conceito
– Platão: o mundo das ideias
– Aristóteles: a metafísica
– A filosofia medieval: razão e fé
– Revisando

Leitura complementar- Platão: Alegoria da caverna

Capítulo 14 – A metafísica da modernidade

– As mudanças na modernidade
– A questão do método
– O racionalismo cartesiano: a dúvida metódica
– O empirismo britânico
– Para finalizar

Leitura complementar- Franklin Leopoldo e Silva: O mundo e a consciência

Capítulo 15 – A crítica à metafísica

– De que trata o capítulo
– A ilustração: o Século das Luzes
– Kant: o cristicismo
– Hegel: o idealismo dialético
– Comte: o positivismo
– Max: materialismo e dialética
– Para uma visão de conjunto

Capítulo 16 – A crise da razão

– Antecedentes da crise
– A crise da subjetividade
– Fenomenologia e intencionalidade
– A Escola de Frankfurt
– Habermas: o agir comunicativo
– Foucault: verdade e poder
– Pragmatismo e neopragmatismo
– A filosofia da linguagem
– O discurso da pós modernidade
– Para não finalizar

Unidade 4 – Ética

Capítulo 17 – Entre o bem e o mal

– Uma história real
– Os valores
– Moral e ética
– Caráter histórico e social da moral
– A liberdade do sujeito moral
– Dever e liberdade
– A bússola e a balança
– Ética aplicada
– Aprender a conviver

Leitura complementar- Ernst Tugendhat: Por que ética?

Capítulo 18 – Ninguém nasce moral

– Aprender a autonomia
– A teoria de Piaget
– A teoria de Kohlberg
– Pressupostos filosóficos
– Pressupostos filosóficos
– Pressupostos filosóficos
– Outras tendências
– A construção da personalidade moral

Leitura complementar- Lawrence Kohlberg: O dilema do bote salva-vidas

Capítulo 19 – Podemos ser livres?

– Mito, tragédia e filosofia
– Somos livres ou determinados
– A liberdade incondicional e o livre-arbítrio
– O que é determinismo?
– A fenomenologia: a liberdade situada
– Ética e liberdade

Leitura complementar – Maurice Merleau – Ponty: A liberdade

Capítulo 20 – Teorias éticas

– As diversidades das teorias
– A reflexão ética grega
– As concepções éticas medievais
– O pensamento moderno
– A moral iluminista
– O utilitarismo ético
– As ilusões da consciência
– A filosofia da existência
– A ética contemporânea: o desafio da linguagem
– Para não concluir

Leitura complementar – Immanuel Kant: O que é esclarecimento?

Unidade 5 – Filosofia e política

Capítulo 21 – Política: para quê?

– A filosofia política
– Poder e força
– Estado e legitimidade do poder
– A institucionalização do poder
– Uma reflexão sobre a democracia
– O avesso da democracia: totalitarismo e autoritarismo
– O equilíbrio instável de forças

Leitura complementar – Celso Lafer: mentira e democracia

Capítulo 22 – Direitos humanos

– Para começar
– Direito natural e direito positivo
– A tradição grega
– Os teóricos da modernidade
– Os códigos modernos e os direitos sociais
– Liberdade e igualdade
– A comunidade internacional
– Direitos humanos:”direitos de bandidos”
– Para não concluir

Capítulo 23 - A política normativa

– A política como teoria
– A democracia grega
– Os sofistas e a retórica
– A teoria política de Platão
– A teoria política de Aristóteles
– O bom governo
– Idade Média> política e religião
– Agostinho, bispo de Hipona
– A escolástica: Tomás de Aquino
– Tempos de ruptura
– Balanço final

Leitura complementar – Péricles: Oração fúnebre aos guerreiros / Platão: Democracia e tirania

Capítulo 24 - A autonomia da política

– A formação do estado nacional
– A Itália dividida: Maquiavel
– Soberania e Estado moderno
– Hobbes e o poder absoluto do estado
– A teoria política de Look
– O liberalismo clássico
– O liberalismo do século XVII
– A concepção política da modernidade

Leitura complementar – Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau

Capítulo 25 – Liberalismo e democracia

– Liberdade ou igualdade
– O liberalismo inglês
– O liberalismo francês
– Hegel: a crítica ao contratualismo
– As contradições do século XIX

Leitura complementar – Norberto Bobbio: Liberdade e igualdade

Capítulo 26 – As teorias socialistas

– A origem do proletariado
– O socialismo utópico
– O marxismo
– O anarquismo: principais ideais
– O socialismo no século XX
– Fim da utopia socialista

Leitura complementar – Karl Marx: Prefácio á contribuição à crítica da economia política

Capítulo 27- O liberalismo contemporâneo

– Um retrospecto
– Liberalismo social
– Liberalismo de esquerda
– Neoliberalismo
– Para não finalizar

Unidade 6 – Filosofia das ciências

Capítulo 28 – Ciência, tecnologia e valores

– Que caminho devo tomar?
– Senso comum e ciência
– Método Científico
– A comunidade científica
– Ciências e valores
– Benefícios das ciências, para quem?
– A responsabilidade social do cientista

Leitura complementar – Gérard Fourez: Eficácia e limites do domínio científico

Capítulo 29 – Ciência antiga e medieval

– Filosofia e ciência
– Geometria e medicina
– Platão
– Aristóteles
– Alexandria e a escola helenística
– A ciência na Idade Média
– A decadência da escolástica
– Um balanço final

Leitura complementar - Umberto Eco: Um método para chegar a uma verdade final

Capítulo 30 – A revolução cientifica do século XVII

– Uma nova mentalidade
– Características do pensamento moderno
– Galileu e as duas novas ciências
– A síntese newtoniana
– Novas ciências, novo mundo

Leitura complementar – Alexandre Koyré: A revolução científica

Capítulo 31 – O método das ciências da natureza

– O desafio do método
– A investigação cientifica
– O método experimental
– A ciência como construção
– O desenvolvimento das ciências da natureza
– A crise da ciência
– Novas orientações epistemológicas
– A ambigüidade do progresso científico

• Capítulo 32 – O método das ciências humanas

– Explicar e compreender
– Dificuldades metodológicas das ciências humanas
– O nascimento das humanas
– A psicologia comportamentalista
– A psicologia da forma
– Freud e o inconsciente
– As três instancias do aparelho psíquico
– Retomando a controvérsia

Unidade 7 – Estética: introdução conceitual

Capítulo 33 – Estética: introdução conceitual

– Conceito e histórico do termo estético
– O belo e o feio: a questão do gosto
– Atitudes
– A recepção estética
– A compreensão pelos sentidos

Leitura complementar - Arthur C. Danto: A arte depois de seu fim

Capítulo 34 – Cultura e arte

– A cultura hip-hop
– Os sentidos da cultura
– As diferenças entre arte e cultura
– Arte e cultura

Leitura complementar – Carlos-Haag: quem não sabe dançar improvisa

Capítulo 35 – Arte como forma de pensamento

– Retrato de uma infância
– Arte é conhecimento intuitivo do mundo
– Funções da arte
– O conhecimento pela arte

Leitura complementar - Tonica Chagas: Industrialização das tintas e seu reflexo nas artes

Capítulo 36 – A significação na arte

– A especialização da informação estética
– A forma
– O conteúdo
– A educação em arte
– A importância de saber ler uma imagem

Leitura complementar – José Teixeira Coelho Neto: Interpretação

Capítulo 37- Concepções estéticas

– Isto é arte
– A arte grega e o conceito de naturalista
– A estética medieval e a estilização
– O naturalismo renascentista
– Racionalismo e academismo: a estética normativa
– Os empiristas ingleses Kant e a crítica do juízo estético
– O idealismo de Schiller
– A estética romântica
– A modernidade e o formalismo
– O pós – modernismo
– O pensamento estético no Brasil
– Como ficamos?

Leitura complementar – Gillles Lipovetsky: Novidade

Habilidades e competências a serem desenvolvidas na área de filosofia conforme LDB atualizada e contextualizada  nos PCNS

Ler textos filosóficos de modo significativo.
Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo.
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de      argumentos mais conscientes. 
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. 

Algumas metodologias:
 
Partir sempre de um texto e um contexto  significativo. Lembrando que o aprendizado se desenvolve de uma maneira mais eficaz quando está inserido no mundo real, da experiência pessoal e coletiva; provocar sempre o diálogo investigativo; teatro; música; contos; filme;  produção de texto; literatura brasileira e estrangeira; debates; dinâmicas; internet e recursos didáticos disponíveis na escola.
 
Bibliografia

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda
Filosofando: Introdução à Filosofia / Maria Lúcia de Arruda Aranha , Maria Helena Pires Martins .- 4.ed.- São Paulo : Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário