• Capítulo 1 - A experiência filosófica
– Como é o pensar filosófico?
– A filosofia de vida
– Para que serve a filosofia?
– Informação, conhecimento e sabedoria
– É possível definir filosofia?
– Um filósofo
– Para não concluir
Leitura complementar – Contardo Calligaris: a turba do “pega e lincha”
• Capítulo 2 – A consciência mítica
– Dois relatos míticos
– O que é mito?
– Os rituais
– Teorias sobre o mito
– O mito nas civilizações antigas
– O mito hoje
– Para finalizar
Leitura complementar – A tortura, a memória, Theodor W. Adorno: Os trotes de calouro
• Capítulo 3 – O nascimento da filosofia
– Situando no tempo
– Uma nova ordem humana
– Os primeiros filósofos
– Mito e filosofia: continuidade e ruptura
Leitura complementar- Friedrich Nietzsche: tales, o primeiro filósofo
Unidade 2 – Antropologia filosófica
• Capítulo 4 – Natureza e cultura
– Para começar
– O comportamento animal
– O agir humano: a cultura
– Uma nova sociedade
– A cultura como construção humana
Leitura complementar- Montaigne: Dos canibais
• Capítulo 5 – linguagem e pensamento
– A linguagem do desenho
– O que é uma linguagem?
– A linguagem verbal
– Funções da linguagem
– Linguagem, pensamento e cultura
Leitura complementar- Luis Fernando Veríssimo: Papo-furado
• Capítulo 6 – Trabalho, alienação e consumo
– Trabalho como tortura
– A humanização pelo trabalho
– Ócio e negócio
– Uma nova concepção do trabalho
– O trabalho como mercadoria: a alienação
– A era do olhar: a disciplina
– De olho no cronômetro
– Novos tempos na fábrica
– Da fábrica para o escritório
– Consumo ou consumismo?
– Crítica a sociedade administrada
– Uma civilização do lazer
– A sociedade pós-moderna: o hiperconsumo
– Para onde vamos
• Capítulo 7– Em busca da felicidade
– O que significa ser feliz?
– A experiência de ser
– Os tipos de amor
– Platão: Eros e a filosofia
– O corpo sob o olhar da ciência
– A inovação de Espinosa
– As teorias contemporâneas
– Individualismo e narcisismo
– Felicidade e autonomia
Leitura complementar- Gilles Lipovetsky: O ecletismo da felicidade
• Capítulo 8 – Aprender a morrer
– A morte como enigma
– Os filósofos e a morte
– O tabu da morte
– Aqueles que morrem mais cedo
– É legitimo deixar ou fazer morrer?
– A negação da morte
– As mortes simbólicas
– O sofrimento da natureza
– Pensar na morte: refletir sobre a vida
Unidade 3 – O conhecimento
• Capítulo 9 – O que podemos conhecer?
– O ato de conhecer
– Os modos de conhecer
– A verdade
– Podemos alcançar a certeza?
– Teorias sobre a verdade
– A verdade como horizonte
Leitura complementar- Fernando Savater: As verdades da razão
• Capítulo 10 - Ideologias
– Conceito geral de Ideologia
– Ideologia: sentido restrito
– Conceito marxista de ideologia
– A ideologia em ação
– O discurso não ideológico
– Outras concepções marxistas de ideologia
– Questionamento e conscientização
Leitura complementar- Destutt de Tracy : Dois sistemas de instrução
• Capítulo 11 – Lógica aristotélica
– O que é lógica?
– Termo e preposição
– Princípios da lógica
– Quadrado de preposição
– Argumentação
– Tipos de argumentação
– Falácias
– A lógica pós- aristotélica
Leitura complementar- Wesley Salmon: Descoberta da justificação
• Capítulo 12 – Lógica simbólica
– Uma linguagem artificial
– Lógica proposicional
– Tabelas de verdade
– Sinais de pontuação
– Formas de enunciado
– Consciência dos enunciados
– A lógica de predicados
– Lógicas complementares e alternativas
– A importância da lógica simbólica
• Capítulo 13 – A busca da verdade
– O que veremos no capítulo
– A filosofia pré-socrática
– Os sofistas: a arte de argumentar
– Sócrates e o conceito
– Platão: o mundo das ideias
– Aristóteles: a metafísica
– A filosofia medieval: razão e fé
– Revisando
Leitura complementar- Platão: Alegoria da caverna
• Capítulo 14 – A metafísica da modernidade
– As mudanças na modernidade
– A questão do método
– O racionalismo cartesiano: a dúvida metódica
– O empirismo britânico
– Para finalizar
Leitura complementar- Franklin Leopoldo e Silva: O mundo e a consciência
• Capítulo 15 – A crítica à metafísica
– De que trata o capítulo
– A ilustração: o Século das Luzes
– Kant: o cristicismo
– Hegel: o idealismo dialético
– Comte: o positivismo
– Max: materialismo e dialética
– Para uma visão de conjunto
• Capítulo 16 – A crise da razão
– Antecedentes da crise
– A crise da subjetividade
– Fenomenologia e intencionalidade
– A Escola de Frankfurt
– Habermas: o agir comunicativo
– Foucault: verdade e poder
– Pragmatismo e neopragmatismo
– A filosofia da linguagem
– O discurso da pós modernidade
– Para não finalizar
Unidade 4 – Ética
• Capítulo 17 – Entre o bem e o mal
– Uma história real
– Os valores
– Moral e ética
– Caráter histórico e social da moral
– A liberdade do sujeito moral
– Dever e liberdade
– A bússola e a balança
– Ética aplicada
– Aprender a conviver
Leitura complementar- Ernst Tugendhat: Por que ética?
• Capítulo 18 – Ninguém nasce moral
– Aprender a autonomia
– A teoria de Piaget
– A teoria de Kohlberg
– Pressupostos filosóficos
– Pressupostos filosóficos
– Pressupostos filosóficos
– Outras tendências
– A construção da personalidade moral
Leitura complementar- Lawrence Kohlberg: O dilema do bote salva-vidas
• Capítulo 19 – Podemos ser livres?
– Mito, tragédia e filosofia
– Somos livres ou determinados
– A liberdade incondicional e o livre-arbítrio
– O que é determinismo?
– A fenomenologia: a liberdade situada
– Ética e liberdade
Leitura complementar – Maurice Merleau – Ponty: A liberdade
• Capítulo 20 – Teorias éticas
– As diversidades das teorias
– A reflexão ética grega
– As concepções éticas medievais
– O pensamento moderno
– A moral iluminista
– O utilitarismo ético
– As ilusões da consciência
– A filosofia da existência
– A ética contemporânea: o desafio da linguagem
– Para não concluir
Leitura complementar – Immanuel Kant: O que é esclarecimento?
Unidade 5 – Filosofia e política
• Capítulo 21 – Política: para quê?
– A filosofia política
– Poder e força
– Estado e legitimidade do poder
– A institucionalização do poder
– Uma reflexão sobre a democracia
– O avesso da democracia: totalitarismo e autoritarismo
– O equilíbrio instável de forças
Leitura complementar – Celso Lafer: mentira e democracia
• Capítulo 22 – Direitos humanos
– Para começar
– Direito natural e direito positivo
– A tradição grega
– Os teóricos da modernidade
– Os códigos modernos e os direitos sociais
– Liberdade e igualdade
– A comunidade internacional
– Direitos humanos:”direitos de bandidos”
– Para não concluir
• Capítulo 23 - A política normativa
– A política como teoria
– A democracia grega
– Os sofistas e a retórica
– A teoria política de Platão
– A teoria política de Aristóteles
– O bom governo
– Idade Média> política e religião
– Agostinho, bispo de Hipona
– A escolástica: Tomás de Aquino
– Tempos de ruptura
– Balanço final
Leitura complementar – Péricles: Oração fúnebre aos guerreiros / Platão: Democracia e tirania
• Capítulo 24 - A autonomia da política
– A formação do estado nacional
– A Itália dividida: Maquiavel
– Soberania e Estado moderno
– Hobbes e o poder absoluto do estado
– A teoria política de Look
– O liberalismo clássico
– O liberalismo do século XVII
– A concepção política da modernidade
Leitura complementar – Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau
• Capítulo 25 – Liberalismo e democracia
– Liberdade ou igualdade
– O liberalismo inglês
– O liberalismo francês
– Hegel: a crítica ao contratualismo
– As contradições do século XIX
Leitura complementar – Norberto Bobbio: Liberdade e igualdade
• Capítulo 26 – As teorias socialistas
– A origem do proletariado
– O socialismo utópico
– O marxismo
– O anarquismo: principais ideais
– O socialismo no século XX
– Fim da utopia socialista
Leitura complementar – Karl Marx: Prefácio á contribuição à crítica da economia política
• Capítulo 27- O liberalismo contemporâneo
– Um retrospecto
– Liberalismo social
– Liberalismo de esquerda
– Neoliberalismo
– Para não finalizar
Unidade 6 – Filosofia das ciências
• Capítulo 28 – Ciência, tecnologia e valores
– Que caminho devo tomar?
– Senso comum e ciência
– Método Científico
– A comunidade científica
– Ciências e valores
– Benefícios das ciências, para quem?
– A responsabilidade social do cientista
Leitura complementar – Gérard Fourez: Eficácia e limites do domínio científico
• Capítulo 29 – Ciência antiga e medieval
– Filosofia e ciência
– Geometria e medicina
– Platão
– Aristóteles
– Alexandria e a escola helenística
– A ciência na Idade Média
– A decadência da escolástica
– Um balanço final
Leitura complementar - Umberto Eco: Um método para chegar a uma verdade final
• Capítulo 30 – A revolução cientifica do século XVII
– Uma nova mentalidade
– Características do pensamento moderno
– Galileu e as duas novas ciências
– A síntese newtoniana
– Novas ciências, novo mundo
Leitura complementar – Alexandre Koyré: A revolução científica
• Capítulo 31 – O método das ciências da natureza
– O desafio do método
– A investigação cientifica
– O método experimental
– A ciência como construção
– O desenvolvimento das ciências da natureza
– A crise da ciência
– Novas orientações epistemológicas
– A ambigüidade do progresso científico
• Capítulo 32 – O método das ciências humanas
– Explicar e compreender
– Dificuldades metodológicas das ciências humanas
– O nascimento das humanas
– A psicologia comportamentalista
– A psicologia da forma
– Freud e o inconsciente
– As três instancias do aparelho psíquico
– Retomando a controvérsia
Unidade 7 – Estética: introdução conceitual
• Capítulo 33 – Estética: introdução conceitual
– Conceito e histórico do termo estético
– O belo e o feio: a questão do gosto
– Atitudes
– A recepção estética
– A compreensão pelos sentidos
Leitura complementar - Arthur C. Danto: A arte depois de seu fim
• Capítulo 34 – Cultura e arte
– A cultura hip-hop
– Os sentidos da cultura
– As diferenças entre arte e cultura
– Arte e cultura
Leitura complementar – Carlos-Haag: quem não sabe dançar improvisa
• Capítulo 35 – Arte como forma de pensamento
– Retrato de uma infância
– Arte é conhecimento intuitivo do mundo
– Funções da arte
– O conhecimento pela arte
Leitura complementar - Tonica Chagas: Industrialização das tintas e seu reflexo nas artes
• Capítulo 36 – A significação na arte
– A especialização da informação estética
– A forma
– O conteúdo
– A educação em arte
– A importância de saber ler uma imagem
Leitura complementar – José Teixeira Coelho Neto: Interpretação
• Capítulo 37- Concepções estéticas
– Isto é arte
– A arte grega e o conceito de naturalista
– A estética medieval e a estilização
– O naturalismo renascentista
– Racionalismo e academismo: a estética normativa
– Os empiristas ingleses Kant e a crítica do juízo estético
– O idealismo de Schiller
– A estética romântica
– A modernidade e o formalismo
– O pós – modernismo
– O pensamento estético no Brasil
– Como ficamos?
• Leitura complementar – Gillles Lipovetsky: Novidade
• Habilidades e competências a serem desenvolvidas na área de filosofia conforme LDB atualizada e contextualizada nos PCNS
– Ler textos filosóficos de
modo significativo.
– Ler, de modo filosófico,
textos de diferentes estruturas e registros.
– Elaborar por escrito o que
foi apropriado de modo reflexivo.
– Debater, tomando uma posição,
defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais
conscientes.
– Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em
outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural;
o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
• Algumas metodologias:
Partir sempre de um texto e um contexto
significativo. Lembrando que o aprendizado se desenvolve de uma maneira mais
eficaz quando está inserido no mundo real, da experiência pessoal e coletiva; provocar
sempre o diálogo investigativo; teatro; música; contos; filme; produção
de texto; literatura brasileira e estrangeira; debates; dinâmicas; internet e
recursos didáticos disponíveis na escola.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda
Filosofando: Introdução à Filosofia / Maria Lúcia de Arruda Aranha , Maria Helena Pires Martins .- 4.ed.- São Paulo : Moderna, 2009.
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