Curso: Ensino Médio Série: 1ª ano
Plano de Curso
FILOSOFIA DA ESCOLA
NOSSA MISSÃO
Formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes na construção da sociedade, valorizando o Meio Ambiente e priorizando os Valores Humanos.
NOSSA VISÃO
Seremos uma escola aberta e transparente, reconhecida pela capacidade profissional da equipe escolar e qualidade do ensino inovador, voltada para a formação cidadã.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
– Melhorar a estrutura física e pedagógica da escola;
– Elevar o desempenho geral dos alunos;
– Dinamizar a gestão da escola.
- Objetivos:
Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania, bem como perceber a si mesmo como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar a sociedade, construindo instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana;
Específicos
– Compreender que o objeto de estudo das Ciências Sociais é o ser humano e suas relações sociais.
– Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da sociologia;
– Reconhecer a relação entre sociabilidade e socialização;
– Identificar os tipos de contatos sociais;
– Reconhecer a importância da comunicação para a convivência humana.
– Identificar as características que definem uma comunidade;
– Compreender o conceito de grupo social;
– Reconhecer os grupos sociais pelos quais as pessoas participam ao longo da vida;
– Reconhecer os mecanismos de sustentação dos grupos sociais;
– Discutir o papel da educação na transmissão da cultura;
– Destacar e avaliar os componentes da cultura.
– Compreender o que são instituições sociais e como elas se relacionam com os grupos sociais.
– Identificar as principais instituições sociais.
Conteúdos Programáticos
1º PERIODO
• A sociedade humana como objeto de estudo
– As ciências sociais;
– Disciplinas em que se dividem as ciências sociais;
– A Sociologia;
– Os primeiros sociólogos;
– A Sociologia na sociedade contemporânea.
• A convivência Humana
– Sociabilidade e socialização;
– Contatos sociais;
– A importância da comunicação;
– Interação social.
2º PERIODO
• Comunidade, sociedade e cidadania.
– Comunidade;
– Sociedade;
– Cidadania;
• Os agrupamentos sociais
– Grupo social;
– Agregados sociais;
– Mecanismos de sustentação dos grupos sociais;
– Estrutura e organização social;
– Educação fiscal.
3º PERIODO
• Cultura e sociedade
– O papel da educação na transmissão da cultura;
– Identidade cultural;
– Componentes da cultura;
– Aculturação: contato e mudança cultural;
– Contracultura.
• As instituições sociais
– O que é uma instituição social;
– Grupo social e instituição social;
– Interdependência entre as instituições;
– Principais tipos de instituições;
4º PERIODO
• Mudança social
– Mudança social e relações sociais;
– Causas da mudança social;
– Fatores contrários e favoráveis à mudança social;
– Conseqüências da mudança social;
– Meio ambiente.
• Educação e sociedade
– Objetivos da educação;
– O processo educativo;
– A escola
Metodologia
– Apresentação de trabalhos individuais e coletivos
– Leitura, interpretação e produção de textos
– Debates
– Exposição
– Estudo dirigido e exercícios em sala de aula
– Pesquisas
– Resolução de exercícios
– Aulas expositivas e dialogadas
– Dinâmicas de grupo
Recursos
– Retroprojetor
– Transparências
– Quadro
– Textos diversos
– TV/DVD / vídeos
– Cartazes
– Materiais didáticos
– Letras de música e poemas
– Revistas
– Computador
– Internet
Avaliação
A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, assiduidade, organização das atividades, testes, presença e participação em aula.
Bibliografia
SANTOS, Pérsio de Oliveira - Introdução à Sociologia: série Brasil, Ed. Ática – São Paulo – 2004.
DIMENSTEIN, Gilberto, Marta M. Assunção Rodrigues – Dez lições de Sociologia: para um Brasil cidadão, Ed. FTD – São Paulo – 2008.
Revista Mundo Jovem: um jornal de idéias. Porto Alegre – UCBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário