Curso: Ensino Médio Série: 1ª ano
Plano de Curso
FILOSOFIA DA ESCOLA
NOSSA MISSÃO
Formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes na construção da sociedade, valorizando o Meio Ambiente e priorizando os Valores Humanos.
NOSSA VISÃO
Seremos uma escola aberta e transparente, reconhecida pela capacidade profissional da equipe escolar e qualidade do ensino inovador, voltada para a formação cidadã.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
 –    Melhorar a estrutura física e pedagógica da escola; 
–    Elevar o desempenho geral dos alunos; 
–    Dinamizar a gestão da escola.
- Objetivos:
 
           Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania, bem como perceber a si mesmo como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar a sociedade, construindo instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana;            
Específicos
– Compreender que o objeto de estudo das Ciências Sociais é o ser humano e suas relações sociais. 
– Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da sociologia; 
– Reconhecer a relação entre sociabilidade e socialização; 
– Identificar os tipos de contatos sociais; 
– Reconhecer a importância da comunicação para a convivência humana. 
– Identificar as características que definem uma comunidade; 
– Compreender o conceito de grupo social; 
– Reconhecer os grupos sociais pelos quais as pessoas participam ao longo da vida; 
– Reconhecer os mecanismos de sustentação dos grupos sociais; 
– Discutir o papel da educação na transmissão da cultura; 
– Destacar e avaliar os componentes  da cultura. 
– Compreender o que são instituições sociais e como elas se relacionam com os grupos sociais. 
– Identificar as principais instituições sociais.
Conteúdos Programáticos
1º PERIODO
• A sociedade humana como objeto de estudo
– As ciências sociais;
– Disciplinas em que se dividem as ciências sociais;
– A Sociologia;
– Os primeiros sociólogos;
– A Sociologia na sociedade contemporânea.
• A convivência Humana
– Sociabilidade e socialização;
– Contatos sociais;
– A importância da comunicação;
– Interação social.
2º PERIODO
• Comunidade, sociedade e cidadania.
– Comunidade;
– Sociedade;
– Cidadania;
• Os agrupamentos sociais
– Grupo social;
– Agregados sociais;
– Mecanismos de sustentação dos grupos sociais;
– Estrutura e organização social;
– Educação fiscal.
3º PERIODO
• Cultura e sociedade
– O papel da educação na transmissão da cultura;
– Identidade cultural;
– Componentes da cultura;
– Aculturação: contato e mudança cultural;
– Contracultura.
• As instituições sociais
– O que é uma instituição social;
– Grupo social e instituição social;
– Interdependência entre as instituições;
– Principais tipos de instituições;
4º PERIODO
• Mudança social
– Mudança social e relações sociais;
– Causas da mudança social;
– Fatores contrários e favoráveis à mudança social;
– Conseqüências da mudança social;
– Meio ambiente.
• Educação e sociedade
– Objetivos da educação;
– O processo educativo;
– A escola
Metodologia
 –    Apresentação de trabalhos individuais e coletivos 
–    Leitura, interpretação e produção de textos 
–    Debates 
–    Exposição 
–    Estudo dirigido e exercícios em sala de aula
–    Pesquisas 
–    Resolução de exercícios  
–    Aulas expositivas e dialogadas 
–    Dinâmicas de grupo
Recursos
–    Retroprojetor 
–    Transparências 
–    Quadro 
–    Textos diversos 
–    TV/DVD / vídeos 
–    Cartazes 
–    Materiais didáticos 
–    Letras de música e poemas 
–    Revistas 
–    Computador 
–    Internet 
Avaliação
         A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, assiduidade, organização das atividades, testes, presença e participação em aula.
Bibliografia
SANTOS, Pérsio de Oliveira - Introdução à Sociologia: série Brasil,         Ed. Ática – São Paulo – 2004.
DIMENSTEIN, Gilberto, Marta M. Assunção Rodrigues – Dez lições de Sociologia: para um Brasil cidadão, Ed. FTD – São Paulo – 2008.
Revista Mundo Jovem: um jornal de idéias. Porto Alegre – UCBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário