Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos. Rubem Alves

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Filosofia - Reflexão

Disciplina: Filosofia      Série: 1ª ano do Ensino Médio

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver as habilidades de reflexão e organização do pensamento.

Metodologia

Dividir a classe em grupos. Cada equipe com o espelho na mão vai discutir e responder as questões que estão no quadro. A partir das respostas os grupos poderão formular novas questões. Para finalizar cada grupo desenvolverá um texto fazendo a sua reflexão sobre refletir. Ao final, solicitar que cada um dos grupos apresente para a turma a sua produção textual.

1º momento 

 Discutir e responder as questões abaixo

1.Como funciona um espelho?
2.O que o espelho pode mostrar?
3.O que o espelho não pode mostrar?
4.O que podemos fazer com um espelho, além de ver nossos reflexos?
5.Será que podemos refletir olhando no espelho?
6.Será que o espelho vai responder a minha pergunta: Quem sou eu?
7.Sobreviveremos sem o espelho?
8.Qual a importância do espelho na nossa vida?
9.O que poderemos fazer com o espelho além de ver os nossos reflexos?
10.Poderemos usar o espelho para ensinar a refletir?

2º momento

Comparar a reflexão do espelho com reflexão intelectual, destacando as diferenças.

1.Qual a diferença entre o refletir do espelho e o refletir (pensar, imaginar)?
2.O espelho pode refletir sobre si mesmo? E nós podemos refletir sobre nós mesmo?
3.Onde esta reflexão nos leva?
4.Qual a importância do pensar, refletir?
5.E onde o espelho nos leva?
6.E se o espelho quebrar?
7.Como fica nossa vida sem reflexão?
8.E se a nossa capacidade de refletir for roubada?

3º  momento

Cada grupo produzirá um texto fazendo a sua reflexão sobre refletir.

Avaliação

Através da observação  a respeito da participação oral e produções textuais.