Todos os homens são filósofos. Mesmo
quando não têm consciência de terem problemas filosóficos, têm, em todo o caso,
preconceitos filosóficos. A maior parte destes preconceitos são as
teorias
que aceitam como evidentes: receberam-nas do seu meio intelectual ou por via da
tradição.
Dado que só tomamos consciência
de algumas dessas teorias, elas constituem preconceitos no sentido de que são
defendidas sem qualquer verificação crítica, ainda que sejam de extrema importância
para a ação prática e para a vida do homem.
Uma justificação para a existência da
filosofia é a necessidade de analisar e de testar criticamente estas teorias
muito divulgadas e influentes.
Tais teorias constituem o ponto de
partida de toda a ciência e de toda a filosofia. São pontos de partida
precários. Toda a filosofia deve partir das opiniões incertas e muitas vezes perniciosas
do senso comum acrítico. O objetivo é um senso comum esclarecido e critico, a
prossecução de uma perspectiva mais próxima da verdade e uma influência menos
funesta na vida do homem.
K.
POPPER, Em Busca & um Mundo Melhor, trad. port.,Lisboa, Ed. Fragmentos,
1989, - 165
A atitude filosófica não é uma atitude natural. Qualquer indivíduo de
forma imediata face à realidade não começa a examiná-la de forma especulativa.
Pelo contrário, o que é natural é que se centre na resolução problemas práticos,
que se guie pelo senso comum tendo em vista resolver certas necessidades
imediatas. Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do
seu
mundo. Estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente a sobrepor-se a
todas as outras preocupações.
O homem está permanentemente se confrontado com novos problemas que o
colocam perante novas situações imprevisíveis, e que o obrigam a alargar os
seus horizontes de compreensão da realidade. Cada mudança pode representar, assim,
uma nova possibilidade para ampliar o conhecimento.
Estas mudanças frequentemente inquietam-nos ou maravilham-nos,
despertando a nossa curiosidade sobre o porquê das coisas, levando-nos a questionar
o que nos rodeia. Ao fazê-lo, estamos a distanciarmo-nos da realidade, que de
repente se tornou estranha. Esta atitude reflexiva, pode nos conduzir a uma
atitude mais radical, a atitude filosófica.
Vejamos apenas
três aspectos que caracterizam a atitude filosófica:
ü
O espanto. Aristóteles
afirmava que a filosofia tinha a sua origem no espanto, na estranheza e
perplexidade que os homens sentem diante dos enigmas do universo e da vida. É o
espanto que os leva a formularem perguntas e os conduz à procura das
respectivas soluções.
ü
A dúvida. Ao filósofo
exige-se que duvide de tudo aquilo que é assumido como uma verdade única. Ao
duvidar, ele se distancia das coisas, quebrando desta forma a sua relação de familiaridade
com as coisas. O que era natural torna-se problemático. O que então emerge é
uma dimensão inquietante de insatisfação e problematização. A reflexão começa
exatamente a partir do exame daquilo que se pensa ser verdadeiro. Se nunca
duvidarmos de nada, nunca saberemos o fundamento daquilo em que acreditamos.
ü
A insatisfação. A filosofia
revela-se uma desilusão para quem quiser encontrar nela respostas para as suas
inquietações. O que o aprendiz de filósofo encontra na filosofia são perguntas
e problemas para que não confie em nenhuma autoridade exterior à sua razão,
para que duvide das aparências e do senso comum. A única "receita"
que os filósofos lhe dão é que faça da procura do saber um modo de vida. Não se
satisfaça com nenhuma conclusão, queira saber sempre mais e mais.
Entendimento do texto
1.
Por
que, segundo o texto, todos os homens são filósofos?
2.
O
desejo do filósofo, ou o aprendiz de filósofo, é superar o senso comum. segundo
o texto, o que seria o senso comum?
3.
Qual
seria a justificativa para a existência da filosofia?
4.
O
que seria a atitude filosófica?
5.
Em
relação ao texto, aponte quatro aspectos que caracterizam a atitude filosófica.
6.
Segundo
o texto, o homem está frequentemente se confrontado com novos problemas que o
colocam frente novas situações. Ou seja, o homem está sempre passando por mudanças.
A partir disso, o que estas mudanças podem representar para o homem?
7.
A
partir da compreensão do texto, cite alguns exemplos de mudanças que estão
ocorrendo na atual sociedade.
8.
Caracterize
em forma de tópicos as seguintes atitudes filosóficas:
a)
espanto
b)
dúvida
c)
insatisfação
Senso comum é um tipo de
conhecimento não científico, ou seja, adquirido pelo
homem apenas pelas experiências, vivências
e observação do mundo.
É uma forma de conhecimento
vulgar ou popular.
Gente!Pelo amor de Deus,as respostas são super de boas pra responder.
ResponderExcluirÓTIMA ATIVIDADES.
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