Centro
de Ensino Urbano Rocha
Professora:
Mary Alvarenga
Disciplina:
História da Arte
Arte Pré-colombiana
Arte Pré-colombiana foi o período
anterior a chegada de Colombo ao Novo Mundo, se desenvolveu na América antes da
vinda dos conquistadores espanhóis. Trata-se de manifestações culturais de
civilizações que se localizaram no México, na América Central e no norte da
América do Sul, principalmente no Peru. Quando os espanhóis chegaram a América
encontraram civilizações bem organizadas que possuíam preciosos tesouros.
A arte tinha importância vital para
a sociedade tribal. Atribuíam-se poderes mágicos a objetos como máscaras e
cachimbos, achando assim que acalmariam a natureza, ajudando na sobrevivência
da tribo.
Muito de sua arte era inspirada por
visões. O xamã sacerdotes e
curandeiro, reproduzia objetos que os
deuses lhe revelavam enquanto estava em transe. Esses objetos tinham uma
simbologia para cada ritual, como cerimônias de iniciação, enterros e
festivais. Os povos tribais caprichavam muito em seus trabalhos, pois
tinham o costume de dar presentes, e quanto mais belo e precioso maior era o
prestígio de quem o dava.
A Arte pré-colombiana se estende das
montanhas do Peru às planícies do meio - oeste dos Estados Unidos e a Alasca. Os
aspectos mais sobressalentes do desenvolvimento artístico pré-colombina se
encontram na arquitetura, na escultura , nas pinturas murais e as artes
decorativas como a cerâmica e os tecidos.
Dos povos
pré-colombianos, três desenvolveram importantes civilizações:
Ø Na
América Central:
- MAIAS:
ü
Os Maias habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da
Guatemala, Honduras e Península de Yucatán
(México). A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos
demais impérios consolidados ao longo do continente americano. Organizando-se
de forma descentralizada, dividiam o poder político entre diversas cidades-estados.
Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em
nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os
principias cargos administrativos eram por ele delegados. A religião deste povo era politeísta, pois
acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Os maias ergueram pirâmides,
templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. A arquitetura
maia era totalmente devotada ao culto. As cidades eram centros religiosos. Os
templos eram de forma retangular e construídos sobre pirâmides truncadas, acessíveis
por escadas laterais. Os maias tinham como característica de arquitetura construir
casas amplas e arejadas. A parte de fora das construções como palácios e
pirâmides apresentam esculturas em suas decorações. A arte maia tinha suma
importância na preservação das tradições religiosas. Os murais e as esculturas
relatavam a grandeza das dinastias que controlavam uma determinada cidade-estado.
Trabalhavam com pedras, matérias em madeira e cerâmica para construírem
estátuas e figuras em baixo relevo que adornavam os templos e demais
construções urbanas.
- ASTECAS:
ü Os Astecas ocuparam o Sul do
México e parte da América Central. Falavam o Nahuatle. Foram uma das maiores
civilizações que o mundo conheceu. A sociedade era hierarquizada e comandada
por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por
sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos
compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era
obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os
convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas,
templos, pirâmides). Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas
para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas
específicas em homenagem aos deuses. A religião era politeísta, pois cultuavam
diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada
por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos.
O povo Asteca foi um povo bom em esculturas, pois as faziam de todos os
tamanhos em que ficavam com temas religiosos ou da natureza. Captavam a
essência do que queriam representar e logo realizavam as suas obras com todo o
detalhe. Nas esculturas maiores geralmente representam deuses e reis. As menores
as utilizavam para representações de animais e objetos comuns. Os Astecas
utilizaram a pedra e a madeira e as vezes decoravam as esculturas com pintura
de cores ou incrustações de pedras preciosas.
A pintura no povo Asteca aparece ligada à Arquitetura. A cor tem um
papel fundamental. Trata-se de uma cor simples, sem sombras e, possivelmente,
com conotações simbólicas. Outro traço característico da arte Asteca é os
adornos feitos com penas, que tiveram grande importância na América Central. As
penas mais apreciadas eram as de quetzal (verdes), as de tlauquecholli
(vermelhas) e as do xiuhtototl (azul turquesa). Com estas penas faziam tapetes
e decoravam mantos, máscaras de rituais, escudos e trajes de guerreiros.
Ø Na
América do Sul:
- INCAS:
ü
Os Incas
habitaram a América do Sul (Peru e Equador). A sociedade inca era dividida em três grupos, que se
organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os
yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte
do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou
descendentes dos chefes de clãs; e os sacerdotes, denominados de “Grande Inca”,
ficavam no topo da pirâmide e realizavam culto ao Sol. Eles eram responsáveis
pelos cultos religiosos e pela educação dos jovens. Homens casavam aos vinte
anos e mulheres aos dezesseis. Eles mesmos escolhiam com quem casar e ao realizarem
a cerimônia recebiam terras para morar. Aos 10 anos as mulheres passavam por uma seleção. As mais
inteligentes e bonitas, sendo da etnia dos Incas, eram escolhidas e mandadas
para Cuzco. Lá eram educadas por mulheres mais velhas. Algumas se tornavam
esposas do imperador ou de quem ele indicasse, outras permaneciam virgens para
participar do culto solar. Estas se empregavam em fiar e tecer. A religião era politeísta, constituída de
forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo àquilo que era
importante para o homem como a chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças
negativas, como a seca e a guerra. Eram extremamente religiosos e viam o Sol e
a Lua como entidades divinas às quais suplicavam suas bênçãos, fosse para
melhores colheitas, fosse para o êxito em combates com grupos rivais. Desenvolveram várias construções,
com enormes blocos de pedras encaixadas, como de templos, casas e palácios.
Eles jamais construíram pirâmides, as encontradas em seu habitat são anteriores
a essas civilizações. Os palácios e casas dos nobres em geral tinham uma planta
quadrada e as construções religiosas eram circulares. As casas do povo e os
depósitos de alimentos eram simples, feitos em pedras colossais, já os templos,
palácios e edifícios do governo, tinham paredes de pedras geométricas
regulares, polidas e encaixadas umas na outras sem argamassa. Os palácios e
casas dos nobres em geral tinham uma planta quadrada, e as construções
religiosas eram circulares. A maneira de trabalhar a pedra, tanto na escultura
quanto na arquitetura, era sua forma de expressão artística. Seus templos,
palácios e fortalezas mostram técnicas fabulosas de trabalho em pedra talhada.
Em alguns edifícios, usaram blocos retangulares de pedras talhadas dispostos em
fileiras. Eles eram especialistas em cortar pedras. Construíram muitas
estradas, cidades, armazéns, fortalezas,
templos e santuários. Os incas produziam artefatos destinados ao uso
diário ornados com imagens e detalhes de deuses. Era comum na cultura inca o
uso de formas geométricas abstratas e representação de animais altamente
estilizados no feitio de cerâmicas, esculturas de madeira, tecidos e objetos de
metal. Eles produziam belos objetos de ouro e as mulheres produziam tecidos
finos com desenhos surpreendentes.
De acordo com o que você estudou
responda:
- Explique o significado do nome pré-colombiana.
- Pré-colombiana é a arte produzida pelos povos da América antes da chegada de Cristóvão Colombo.
- Quem eram os povos pré-colombianos?
- Assim são chamados os povos que já viviam na América antes mesmo da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.
- Na região que hoje corresponde ao México existiam duas importantes culturas: a Maia e a Asteca. Na região do Peru destacou-se a civilização Inca. O que há em comum na arquitetura dessas três civilizações
- As três civilizações se destacam por uma grandiosa arquitetura, o que é evidenciado em seus templos e palácios.
- O que há em comum na arquitetura das civilizações Maia, Asteca e Inca?
- A utilização de pedras nas construções.
- A civilização Maia desenvolveu-se também na escultura que decorou templos e palácios na forma de monólitos. O que são os monólitos?
- São obras ou monumentos feitos com um só bloco de pedra
- Qual foi a região habitada pelos Maias?
- Os Maias habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México)
- Complete o quadro abaixo com as informações exigidas:
LOCALIZAÇÃO
|
MAIAS
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ASTECAS
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INCAS
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Os Maias habitaram nas florestas tropicais,
atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de
Yucatán (México).
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Os Astecas ocuparam o Sul do México e parte da
América Central.
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Os Incas habitaram a América do Sul (Peru e
Equador).
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RELIGIÃO
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Era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à
natureza.
|
A religião era politeísta, pois faziam cultos a diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma
deusa representada por uma Serpente Emplumada.
|
Era politeísta, constituída de forças do bem e do mal.
O bem era representado por tudo àquilo que era importante para o homem como a
chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra.
Eram extremamente religiosos e viam
o Sol e a Lua como entidades divinas às quais suplicavam suas
bênçãos, fosse para melhores colheitas, fosse para o êxito em combates com
grupos rivais.
|
SOCIEDADE
|
A sociedade Maia tinha uma
organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do
continente americano. Organizando-se
de forma descentralizada, dividiam o poder político entre diversas
cidades-estados. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach
vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era
repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por
ele delegados.
|
A sociedade Asteca era hierarquizada (distribuição ordenada de
poderes) e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza
era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos
e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.
|
A sociedade Inca era dividida em três grupos, que
se organizavam hierarquicamente
formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram
escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da
pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou
descendentes dos chefes de clãs; e os sacerdotes, denominados de “Grande
Inca”, ficavam no topo da pirâmide e realizavam culto ao Sol. Eles eram
responsáveis pelos cultos religiosos e pela educação dos jovens. Homens
casavam aos vinte anos e mulheres aos dezesseis. Eles mesmos escolhiam com
quem casar e ao realizarem a cerimônia recebiam terras para morar. Aos 10
anos as mulheres passavam por uma seleção. As mais inteligentes e bonitas,
sendo da etnia dos Incas, eram escolhidas e mandadas para Cuzco. Lá eram
educadas por mulheres mais velhas. Algumas se tornavam esposas do imperador
ou de quem ele indicasse, outras permaneciam virgens para participar do culto
solar. Estas se empregavam em fiar e tecer.
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ARTE
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A arte maia tinha suma importância na preservação das tradições religiosas.
Os murais e as esculturas relatavam a grandeza das dinastias que controlavam
uma determinada cidade-estado. Trabalhavam com pedras, matérias em madeira e
cerâmica para construírem estátuas e figuras em baixo relevo que adornavam os
templos e demais construções urbanas.
|
O povo Asteca foi um povo bom em
esculturas, pois as faziam de todos os tamanhos em que ficavam com temas
religiosos ou da natureza. Captavam
a essência do que queriam representar e logo realizavam as suas obras com
todo o detalhe. Nas esculturas maiores geralmente representam deuses
e reis. As menores as utilizavam para representações de animais e objetos
comuns. Os Astecas utilizaram a pedra e a madeira e as vezes decoravam as
esculturas com pintura de cores ou incrustações de pedras preciosas. A
pintura no povo Asteca aparece ligada à Arquitetura. A cor tem um
papel fundamental. Trata-se de uma cor simples, sem sombras e, possivelmente,
com conotações simbólicas. Outro traço característico da arte Asteca é os
adornos feitos com penas, que tiveram grande importância na América Central.
|
Era comum na cultura inca o uso de
formas geométricas abstratas e representação de animais altamente estilizados
no feitio de cerâmicas, esculturas de madeira, tecidos e objetos de metal.
Eles produziam belos objetos de ouro e as mulheres produziam tecidos finos
com desenhos surpreendentes
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ARQUITETURA
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A arquitetura maia era totalmente devotada ao culto.
As cidades eram centros religiosos. Os templos eram de forma retangular e
construídos sobre pirâmides truncadas, acessíveis por escadas laterais. Os
maias tinham como característica de arquitetura construir casas amplas e
arejadas. A parte de fora das construções como palácios e pirâmides
apresentam esculturas em suas decorações.
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Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e
sacrifícios humanos. Acreditavam
que, com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes. No
topo aconteciam os sacrifícios e as oferendas aos deuses. Os templos e
palácios da civilização asteca refletem os conhecimentos técnicos de seus
construtores. Sobre os palácios astecas existem poucos detalhes, já que eles
foram praticamente destruídos.
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Desenvolveram várias construções, com
enormes blocos de pedras encaixadas, como de templos, casas e palácios. Eles jamais construíram pirâmides,
as encontradas em seu habitat são anteriores a essas civilizações. Os
palácios e casas dos nobres em geral tinham uma planta quadrada e as
construções religiosas eram circulares. As casas do povo e os depósitos de
alimentos eram simples, feitos em pedras colossais, já os templos, palácios e
edifícios do governo, tinham paredes de pedras geométricas regulares, polidas
e encaixadas umas na outras sem argamassa. Os palácios e casas dos nobres em
geral tinham uma planta quadrada, e as construções religiosas eram
circulares. A maneira de trabalhar a pedra, tanto na escultura quanto na
arquitetura, era sua forma de expressão artística. Seus templos, palácios e
fortalezas mostram técnicas fabulosas de trabalho em pedra talhada. Em alguns
edifícios, usaram blocos retangulares de pedras talhadas dispostos em
fileiras. Eles eram especialistas em cortar pedras.
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Muito bom, gostei muito do texto.
ResponderExcluirQue bom que você gostou!!!
ExcluirMuito bom, me ajudou muito na prova.
ResponderExcluirQue bom!!!
ExcluirTemos outras atividade, dê uma olhadinha
https://pt.slideshare.net/Alvarenga-48/edit_my_uploads