segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Plano de Curso de Ciências 7º ano

Escola Municipal Santa Maria
Disciplina:  Ciências       C/H:  120     Ano letivo: 2014
Professora:  Mary Alvarenga    Série: 7º ano  Turma: única   Turno: Vespertino

Plano de Curso 
v  Objetivo Geral

           Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.

v  Competências Gerais

-        Construir representações.
-        Converter informações textuais ou observações diretas em gráficos e tabelas.
-        Expressar-se e comunicar-se utilizando diferentes linguagens.
-        Contextualizar informações, fatos e a ocorrência de fenômenos naturais.
-        Projetar ações, pensar propostas de intervenção solidária  na realidade.
-        Reconhecer a saúde como um bem individual e coletivo.
-        Ler e interpretar informações contidas em tabelas e gráficos.

v  Habilidades Gerais

-        Interpretar textos.
-        Produzir texto descritivo.
-        Responder perguntas de forma objetiva.
-        Emitir opiniões quando for solicitado, argumentando-as.
-       Fazer registros.
-    Fazer registro a partir de: aula expositiva – dialogada, experimentos e outras situações  de troca de conhecimentos.
-        Fazer sínteses.
-        Construir argumentação consistente.

v  Habilidades  Específicas

     Identificar as características dos seres vivos.
     Conhecer o microscópio  como um instrumento utilizado para visualização de células e estruturas  celulares.
     Compreender a classificação biológica para a organização dos seres vivos.
     Conhecer a nomenclatura binominal e algumas de suas regras.
     Conhecer os cinco reinos, suas principais características e seus representantes.
     Conhecer a estrutura  de vírus, bactérias e cianobactérias e caracterizá-lo.
  Enumerar as principais doenças virais e bactérias humanas  (inclusive a AIDS), e fornecer informações sobre a contaminação, prevenção e cura.
     Conceituar e diferenciar antígeno e anticorpo.
     Identificar as células e os órgãos envolvidos na resposta imunológica.
     Conceituar e diferencias  soro e vacina.
     Coletar e organizar informações sobre vírus e bactérias parasitas.
     Conhecer a estrutura de parasita  (protozoários e algas) e fungos e caracterizá-los.
  Enumerar as principais doenças humanas causadas por protozoários e por fungos e fornecer informações sobre a contaminação, prevenção e cura.
     Conhecer a diversidade animal.
     Conhecer o modo de vida e as principais características anatômicas e fisiológicas dos animais.
     Selecionar animais e identifica-los em filos e classes.
     Conhecer a estrutura e dar exemplos de representantes dos invertebrados  (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos e anelídeos) e caracterizá-los.
     Enumerar as principais doenças causadas por vermes, principalmente no ser humano, e fornecer informações sobre  a contaminação, prevenção e cura.
      Construir um terrário.
  Conhecer a estrutura e dar exemplos de representantes dos invertebrados (artrópodes e equinodermos) e caracterizá-los.
     Conhecer a estrutura e dar exemplo de representantes de peixes, anfíbios e répteis e caracterizá-los.
     Diferenciar peixes ósseos e cartilaginosos.
  Entender os motivos pelos quais os répteis conseguiram conquistar definitivamente o ambiente terrestre, enquanto os anfíbios não.
     Conhecer algumas serpentes peçonhentas brasileiras que provocam acidentes ofídicos.
     Conhecer a estrutura e dar exemplos de representantes de aves e mamíferos e caracterizá-los.
     Citar algumas adaptações, estruturais e fisiológicas, para o voo.
     Conhecer alguns mamíferos placentários.
     Identificar, caracterizar e exemplificar os principais tipos de plantas.
  Coletar e organizar informações sobre as plantas, por exemplo, em jornais, revistas, museus, institutos e sites.
     Identificar os órgãos vegetais (raiz, caule e folha), caracterizá-los e reconhecer sua diversidade.
     Conhecer e identificar algumas plantas venenosas e de interesse medicinal.
     Distinguir tipos de raiz e quais são utilizados na alimentação humana.
     Observar a importância das folhas no processo fotossintético.
     Reconhecer a flor  como órgão reprodutor dos vegetais e conhecer sua diversidade.
     Identificar as partes da flor das angiospermas.
     Conhecer como ocorre a formação do grão de pólen.
     Citar os tipos de polinização  (por insetos , aves, ventos) 
     Descrever polinização.
     Descrever a formação do fruto e relacionar sua importância na dispersão da semente.
     Identificar os diferentes tipos de fruto.
     Descrever como ocorre a formação da semente e sua importância evolutiva.
     Descrever como ocorre a germinação  da semente.
     Identificar os principais hormônios vegetais e suas respectivas funções.
     Observar e reconhecer as estruturas de uma flor.
     Relacionar cor, perfume e forma de diferentes flores com o tipo de gente  polinizador.
     Caracterizar os biomas terrestres e aquáticos e localizá-los geograficamente.
     Comparar a flora e a fauna típicas dos biomas com o tipo de clima e a temperaturas existentes.
     Estabelecer relações entre os fatores abióticos e os fatores bióticos dentro dos ecossistemas.
     Compreender e exemplificar as relações simbólicas intraespecíficas e as interespecíficas.
   Estabelecer uma comparação  entre  as relações harmônicas    e desarmônicas  e as relações estabelecidas pelos seres humanos, entre  eles e com o planeta.
     Descobrir a importância a da observação do ambiente como forma de revelar conhecimento.
  Demostrar interesse pela Ciência como forma de compreender melhor o ambiente ao nosso redor.
     Despertar o interesse pela natureza.
     Respeitar e valorizar todas as formas de vida.


Conteúdos Programáticos

Introdução ao estudo dos seres vivos

















I
 BIMESTRE

ü  Introdução  à Biologia

     O que é vida?
     Classificação dos seres vivos

ü  Os seres vivos mais simples

-        Vírus
-        Moneras
-        Imunológicos

ü  Protistas e fungos

-        Protistas
-        Fungos

Os animais

ü  Diversidade dos animais  

-        Existem muitos animais
-        O que estudar nos animais

ü  Invertebrados I

-        Invertebrados
-        Poríferos
-        Cnidários
-        Platelmintos
-        Nematódeos
-         Moluscos
-        Anelídeos
-        O  solo se modifica



Animais (continuação)












II    BIMESTRE

ü   Invertebrados II

     Artrópodes
     Equinodermos

ü  Peixes, anfíbios e répteis.

-        Característica principal dos vertebrados
-        Peixes
-        Anfíbios
-        Répteis

ü  Aves e mamíferos

-        Aves
-        Mamíferos

ü  Pressão atmosférica - as condições do tempo

-        A pressão atmosférica
-        O experimento de Torricelli
-        A pressão varia com a altitude
-        O barômetro aneroide
-        A previsão do tempo





As plantas









III    BIMESTRE

ü  Diversidade das plantas

-        Tipos de plantas

ü  Órgãos vegetativos das plantas

-        A raiz
-        O caule
-        A folha
-        Esquemas geral das funções dos órgãos  vegetativos

ü  Órgãos reprodutores das plantas

-        A flor
-        O fruto
-        A semente
-        Hormônios




Ecologia







IV    BIMESTRE

ü  Biosfera

-        O mundo dos seres vivos
-        Biomas terrestres
-        Biomas aquáticos

ü  As relações ecológicas  

-        Conhecendo as relações ecológicas
-        Relações harmônicas
-        Controle biológico.



v  Metodologia:

           As atividades a serem trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que se julga  necessário,  para uma melhor  compreensão do aluno. Portanto, para que isso se realize, serão empregadas  diversas atividades, tais como:



     Leitura e compreensão de textos
     Discussão sobre o texto
     Exercícios de fixação
     Estudo orientado e atividades diversificadas.
     Elaboração de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo.
     Desenhos, músicas, dramatização.
     Murais expositivos


     Apresentação de trabalhos orais e escritos (individuais  e coletivos)
     Pesquisas
     Debates
     Aula expositiva
     Apresentações em grupo – Seminário
     Maquete



v  Recursos didáticos e tecnológicos

            Livro didático, dicionário, Papel sulfite A4,  gravuras, cartazes, globo terrestre,  data show, pendrive,  computador, Internet, textos xerocopiados, tablete, TV/DVD...

v  Projetos a serem desenvolvidos


ü  Oba - Olimpíada Brasileira de Astronomia
ü  Plantão Pedagógico
ü  Momento Cívico
ü  Datas  Comemorativas
ü  Seminário Família Escola
ü  Diabetes: Conhecer para prevenir
ü  Escola de Pais
ü  Projeto de Limpeza
ü  Feira de Ciências
ü  Projeto Sarau
ü  Educação para o Trânsito


v  Valores

1º bimestre -  Compromisso e respeito
2º bimestre -  Amor e cooperação
3º bimestre -  Igualdade (cultura)
4º bimestre -  Solidariedade e  gratidão

v  Avaliação

Observando os alunos, levando em consideração o interesse, a participação ativa, organização, leitura, escrita, interpretação dos textos, as atividades propostas, testes e o relacionamento com todos.

v  Bibliografia:

GOWDAK, Demétrio  Ossowski . Ciências   novo pensar    - Edição renovada: meio ambiente , 7º ano /  Demétrio  Ossowski   Gowdak , Eduardo  Laviere Martins , ... 13 ed. ... São Paul:  FTD, 2012.

Projeto Araribá: ciências: organizadora  Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; responsável: Vanessa Shimabukuro - 3. Ed. -  São Paulo: Moderna 2010.  Obra  em 4 volumes  para alunos do 6º ao 9º ano.

Ciências,  naturais & cotidiano: criatividade,  pesquisa, conhecimento, 7º ano / José Trivellato...[et al].Ed. renovada. – São Paulo: FTD, 2009 –  (Coleção natureza & cotidiano)



Tudo posso  naquele que me fortalece.
Filipenses 4:13


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