Escola
Municipal Santa Maria
Disciplina: Ciências
C/H: 120
Ano letivo: 2014
Professora: Mary Alvarenga
Série: 7º ano Turma:
única Turno: Vespertino
Plano de Curso
v
Objetivo Geral
Compreender a natureza como um todo dinâmico
e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que
vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do
ambiente.
v
Competências
Gerais
-
Construir representações.
-
Converter informações textuais ou observações
diretas em gráficos e tabelas.
-
Expressar-se e comunicar-se utilizando
diferentes linguagens.
-
Contextualizar informações, fatos e a
ocorrência de fenômenos naturais.
-
Projetar ações, pensar propostas de
intervenção solidária na realidade.
-
Reconhecer a saúde como um bem
individual e coletivo.
-
Ler e interpretar informações contidas
em tabelas e gráficos.
v
Habilidades
Gerais
-
Interpretar textos.
-
Produzir texto descritivo.
-
Responder perguntas de forma objetiva.
-
Emitir opiniões quando for solicitado,
argumentando-as.
- Fazer registros.
- Fazer registro a partir de: aula
expositiva – dialogada, experimentos e outras situações de troca de conhecimentos.
-
Fazer sínteses.
-
Construir argumentação consistente.
v
Habilidades Específicas
– Identificar as
características dos seres vivos.
– Conhecer o
microscópio como um instrumento
utilizado para visualização de células e estruturas celulares.
– Compreender a
classificação biológica para a organização dos seres vivos.
– Conhecer a
nomenclatura binominal e algumas de suas regras.
– Conhecer os
cinco reinos, suas principais características e seus representantes.
– Conhecer a
estrutura de vírus, bactérias e
cianobactérias e caracterizá-lo.
– Enumerar as
principais doenças virais e bactérias humanas
(inclusive a AIDS), e fornecer informações sobre a contaminação,
prevenção e cura.
– Conceituar e
diferenciar antígeno e anticorpo.
– Identificar as
células e os órgãos envolvidos na resposta imunológica.
– Conceituar e
diferencias soro e vacina.
– Coletar e
organizar informações sobre vírus e bactérias parasitas.
– Conhecer a
estrutura de parasita (protozoários e
algas) e fungos e caracterizá-los.
– Enumerar as
principais doenças humanas causadas por protozoários e por fungos e fornecer
informações sobre a contaminação, prevenção e cura.
– Conhecer a
diversidade animal.
– Conhecer o modo
de vida e as principais características anatômicas e fisiológicas dos animais.
– Selecionar
animais e identifica-los em filos e classes.
– Conhecer a
estrutura e dar exemplos de representantes dos invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintos,
nematelmintos, moluscos e anelídeos) e caracterizá-los.
– Enumerar as
principais doenças causadas por vermes, principalmente no ser humano, e
fornecer informações sobre a
contaminação, prevenção e cura.
– Construir um
terrário.
– Conhecer a
estrutura e dar exemplos de representantes dos invertebrados (artrópodes e
equinodermos) e caracterizá-los.
– Conhecer a
estrutura e dar exemplo de representantes de peixes, anfíbios e répteis e
caracterizá-los.
– Diferenciar
peixes ósseos e cartilaginosos.
– Entender os
motivos pelos quais os répteis conseguiram conquistar definitivamente o
ambiente terrestre, enquanto os anfíbios não.
– Conhecer algumas
serpentes peçonhentas brasileiras que provocam acidentes ofídicos.
– Conhecer a
estrutura e dar exemplos de representantes de aves e mamíferos e
caracterizá-los.
– Citar algumas
adaptações, estruturais e fisiológicas, para o voo.
– Conhecer alguns
mamíferos placentários.
– Identificar,
caracterizar e exemplificar os principais tipos de plantas.
– Coletar e
organizar informações sobre as plantas, por exemplo, em jornais, revistas,
museus, institutos e sites.
– Identificar os
órgãos vegetais (raiz, caule e folha), caracterizá-los e reconhecer sua
diversidade.
– Conhecer e
identificar algumas plantas venenosas e de interesse medicinal.
– Distinguir tipos
de raiz e quais são utilizados na alimentação humana.
– Observar a
importância das folhas no processo fotossintético.
– Reconhecer a
flor como órgão reprodutor dos vegetais
e conhecer sua diversidade.
– Identificar as
partes da flor das angiospermas.
– Conhecer como
ocorre a formação do grão de pólen.
– Citar os tipos
de polinização (por insetos , aves,
ventos)
– Descrever
polinização.
– Descrever a
formação do fruto e relacionar sua importância na dispersão da semente.
– Identificar os diferentes
tipos de fruto.
– Descrever como
ocorre a formação da semente e sua importância evolutiva.
– Descrever como
ocorre a germinação da semente.
– Identificar os principais hormônios vegetais e
suas respectivas funções.
– Observar e
reconhecer as estruturas de uma flor.
– Relacionar cor,
perfume e forma de diferentes flores com o tipo de gente polinizador.
– Caracterizar os
biomas terrestres e aquáticos e localizá-los geograficamente.
– Comparar a flora
e a fauna típicas dos biomas com o tipo de clima e a temperaturas existentes.
– Estabelecer
relações entre os fatores abióticos e os fatores bióticos dentro dos
ecossistemas.
– Compreender e
exemplificar as relações simbólicas intraespecíficas e as interespecíficas.
– Estabelecer uma
comparação entre as relações harmônicas e desarmônicas e as relações estabelecidas pelos seres
humanos, entre eles e com o planeta.
– Descobrir a
importância a da observação do ambiente como forma de revelar conhecimento.
– Demostrar
interesse pela Ciência como forma de compreender melhor o ambiente ao nosso redor.
– Despertar o
interesse pela natureza.
– Respeitar e
valorizar todas as formas de vida.
Conteúdos Programáticos
Introdução ao estudo dos seres vivos
|
|
I
BIMESTRE
|
ü
Introdução à Biologia
– O que é vida?
– Classificação
dos seres vivos
ü
Os seres vivos
mais simples
-
Vírus
-
Moneras
-
Imunológicos
ü
Protistas e
fungos
-
Protistas
-
Fungos
|
Os animais
|
|
ü Diversidade dos animais
-
Existem muitos animais
-
O que estudar nos animais
ü Invertebrados I
-
Invertebrados
-
Poríferos
-
Cnidários
-
Platelmintos
-
Nematódeos
-
Moluscos
-
Anelídeos
-
O solo se
modifica
|
|
Animais (continuação)
|
|
II BIMESTRE |
ü Invertebrados II
– Artrópodes
– Equinodermos
ü
Peixes,
anfíbios e répteis.
-
Característica principal dos vertebrados
-
Peixes
-
Anfíbios
-
Répteis
ü
Aves e mamíferos
-
Aves
-
Mamíferos
ü
Pressão
atmosférica - as condições do tempo
-
A pressão atmosférica
-
O experimento de Torricelli
-
A pressão varia com a altitude
-
O barômetro aneroide
-
A previsão do tempo
|
As plantas
|
|
III BIMESTRE |
ü
Diversidade
das plantas
-
Tipos de plantas
ü
Órgãos
vegetativos das plantas
-
A raiz
-
O caule
-
A folha
-
Esquemas geral das funções dos órgãos vegetativos
ü
Órgãos
reprodutores das plantas
-
A flor
-
O fruto
-
A semente
-
Hormônios
|
Ecologia
|
|
IV BIMESTRE |
ü
Biosfera
-
O mundo dos seres vivos
-
Biomas terrestres
-
Biomas aquáticos
ü
As relações
ecológicas
-
Conhecendo as relações ecológicas
-
Relações harmônicas
-
Controle biológico.
|
v
Metodologia:
As atividades a serem trabalhadas
serão escolhidas de acordo com o que se julga
necessário, para uma melhor compreensão do aluno. Portanto, para que isso
se realize, serão empregadas diversas
atividades, tais como:
– Leitura e
compreensão de textos
– Discussão
sobre o texto
– Exercícios de
fixação
– Estudo
orientado e atividades diversificadas.
– Elaboração de
textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo.
– Desenhos,
músicas, dramatização.
– Murais
expositivos
|
– Apresentação
de trabalhos orais e escritos (individuais
e coletivos)
– Pesquisas
– Debates
– Aula
expositiva
– Apresentações
em grupo – Seminário
– Maquete
|
v Recursos didáticos e tecnológicos
Livro didático, dicionário, Papel
sulfite A4, gravuras, cartazes, globo
terrestre, data show, pendrive, computador, Internet, textos xerocopiados,
tablete, TV/DVD...
v
Projetos a serem
desenvolvidos
ü Oba - Olimpíada Brasileira de
Astronomia
ü Plantão Pedagógico
ü Momento Cívico
ü Datas Comemorativas
ü Seminário Família Escola
ü Diabetes: Conhecer para
prevenir
|
ü Escola de Pais
ü Projeto de Limpeza
ü Feira de Ciências
ü Projeto Sarau
ü Educação para o Trânsito
|
v Valores
1º
bimestre - Compromisso e respeito
2º
bimestre - Amor e cooperação
3º
bimestre - Igualdade (cultura)
4º
bimestre - Solidariedade e gratidão
v Avaliação
Observando os
alunos, levando em consideração o interesse, a participação ativa, organização,
leitura, escrita, interpretação dos textos, as atividades propostas, testes e o
relacionamento com todos.
v
Bibliografia:
GOWDAK,
Demétrio Ossowski . Ciências novo pensar - Edição renovada: meio ambiente , 7º ano
/ Demétrio Ossowski
Gowdak , Eduardo Laviere Martins
, ... 13 ed. ... São Paul: FTD, 2012.
Projeto Araribá: ciências:
organizadora Editora Moderna: obra
coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; responsável:
Vanessa Shimabukuro - 3. Ed. - São Paulo:
Moderna 2010. Obra em 4 volumes
para alunos do 6º ao 9º ano.
Ciências, naturais & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento, 7º ano / José
Trivellato...[et al].Ed. renovada. – São Paulo: FTD, 2009 – (Coleção natureza & cotidiano)
Tudo
posso naquele que me fortalece.
Filipenses
4:13
Nenhum comentário:
Postar um comentário