terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que é filosofia?

Centro de Ensino Urbano Rocha
Professora: Mary Alvarenga
Disciplina:  Filosofia         
 O que é a filosofia?
  • Etimologia
ü  Philia   = amizade
ü  Sophia = sabedoria, conhecimento.

              Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
              Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
             A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
            A filosofia pode ser dividida em vários ramos. A filosofia do ser, por exemplo, inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionado a questões como a ética.
          Diversos filósofos deixaram seu nome gravado na história mundial, com suas teorias que são debatidas, aceitas e condenadas até os dias de hoje. Alguns desses filósofos são Aristóteles, Pitágoras, Platão, Sócrates, Descartes, Locke, Kant, Freud, Habermas e muitos outros. Cada um desses filósofos fez suas teorias baseadas nas diversas disciplinas da filosofia, lógica, metafísica, ética, filosofia política, estética e outras.
          De acordo com Platão, um filósofo tenta chegar ao conhecimento das Ideias, do verdadeiro conhecimento caracterizado como episteme, que se opõe à doxa, que é baseado somente na aparência. Segundo Aristóteles, o conhecimento pode ser divido em três categorias, de acordo com a conduta do ser humano: conhecimento teórico (matemática, metafísica, psicologia), conhecimento prático (política e ética) e conhecimento poético (poética e economia).

             Nos dias de hoje a palavra "filosofia" é muitas vezes usada para descrever um conjunto de ideias ou atitudes, como por exemplo: "filosofia de vida", "filosofia política", "filosofia da educação",  etc.

Responda:


  1. O que é filosofia? Dê uma definição de acordo com o seu entendimento.
  1. Apresente as principais características da filosofia.
ü  A investigação e o questionamento constante,

  1. Explique o que fazem os filósofos.
ü  Os filósofos buscam o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.

  1. Com que tipo de questões a filosofia trata?
ü  Questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão.

  1.  Explique o significado da palavra filosofia.
ü  É uma palavra grega que significa  amor à sabedoria.

  1. Exemplifique as  principais áreas de estudo da Filosofia.
ü  Lógica => É o ramo da filosofia que estuda a validade ou não do argumento racional através da análise de sua forma e da sua estrutura.

ü  Ética => Reflexão racional sobre o agir humano, sob o ponto de vista das noções de bem e mal, do justo e injusto.

ü  Filosofia Política => Estudo dos modelos sociais e políticos, assim como, a busca de princípios ideais para a construção de uma ordem social mais justa.

ü  Estética => Reflexão e estudo sobre as diversas manifestações do Belo através da arte e da cultura em geral.

ü  Metafísica => Também chamada de ontologia,  pode ser definida como o estudo do ser ou da realidade, e se destina a buscar respostas para perguntas complexas como: O que é realidade? O que é a vida? O que é natural? O que é sobrenatural ?  O que nos faz essencialmente humanos?

ü  Antropologia Filosófica => Estudo e busca da verdadeira natureza do homem (em si), assim como, o seu papel de SER e AGENTE da história.

ü   Filosofia da Ciência => Chamada também de Epistemologia, estuda o conhecimento científico, assim como, os métodos, princípios de pesquisa e justificativas utilizadas pelos cientistas.

ü  Teoria do Conhecimento => Denominada também como Gnosiologia, estuda as diversas formas de conhecer e apreender a realidade; pesquisando também a origem, os fundamentos e a importância do conhecimento.

ü  História da Filosofia => Reflexão criteriosa da evolução do pensamento humano através do estudo dos temas, problemas e soluções apresentadas pelos diversos filósofos ao longo da história.

  1. Segundo Aristóteles, o conhecimento pode ser divido em três categorias, de acordo com a conduta do ser humano. Quais são esses conhecimentos?
ü  Conhecimento teórico (matemática, metafísica, psicologia),
ü  Conhecimento prático (política e ética)
ü  Conhecimento poético (poética e economia).

  1. Explique por que a atividade filosófica é uma análise, é uma reflexão e uma crítica.
ü  É uma análise por caracterizar-se pela indagação ( o que é? Como é? Por que é? ) 

ü  É reflexão por caracterizar-se por um movimento do pensamento, sobre si mesmo  para conhecer  como é possível  o próprio pensamento ou o próprio conhecimento.

ü  É uma critica por caracterizar-se pelo exame racional  de todas as coisas sem preconceito e sem  pré-julgamentos, buscando a elaboração de um conhecimento verdadeiro.

  1.  Qual a utilidade da filosofia?
ü  É útil porque faz surgir a reflexão, o pensamento e a crítica. Ela é útil porque nos faz pensar, levanta questões, problematiza o real vivido, o nosso quotidiano e a nossa existência. A filosofia proporciona uma curiosidade indagadora, desenvolve e capacita a inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário